CATECISMO: INTRODUÇÃO

Cristo Pantocrator
Este é o  ícone de Cristo Pantocrator (que, em grego, significa "aquele que tem poder sobre tudo"). Com sua linguagem figurativa, este ícone constitui a síntese dos primeiros concílios ecumênicos, conseguindo representar tanto o esplendor da humanidade como o fulgor da divindade de Jesus. O Cristo está revestido de uma túnica vermelha, coberta com um manto azul escuro. As duas cores recordam sua dupla natureza, enquanto os reflexos dourados remetem à pessoa divina do Verbo. Do ombro direito desce uma estola dourada, símbolo do seu sacerdócio eterno. O rosto , majestoso e sereno, emoldurado por uma abundante cabeleira e circundado por uma auréola em forma de cruz, traz o trigrama "O ON" ("Aquele que é"), que remete à revelação do nome de Deus em Ex III, 14. No alto, aos lados do ícone, estão os dois dígrafos: "IC - XC" ("Jesus - Christus"), que constituem o título da imagem. A mão direita, com o polegar e o anular dobrados a ponto de tocar-se (a indicar a dupla natureza de Cristo na unidade da pessoa), aparece no típico gesto de bênção. A mão esquerda, ao contrário, sustenta o livro do Evangelho, ornamentado por três fechos e por pérolas e pedras preciosas. O Evangelho, símbolo e síntese da Palavra de Deus, tem também um significado litúrgico, dado que na Santa Missa se lê um de seus trechos e se recitam as próprias palavras de Jesus na Consagração.
   A imagem, síntese sublime de dados naturais e simbólicos, é um convite à contemplação e ao seguimento. Ainda hoje Jesus, por meio da Igreja, sua esposa e seu corpo místico, continua a abençoar a humanidade e a iluminá-la com seu Evangelho, o autêntico livro da verdade, da felicidade e da salvação do homem.
   Em Agosto de 386, enquanto se encontrava num jardim, Agostinho ouviu uma voz que dizia: "Toma e lê, toma e lê" (Confissões, VIII, 12, 29). O CATECISMO, síntese do Evangelho de Jesus ensinado pela catequese da Igreja, é um convite a abrir o livro da verdade e a lê-lo, antes, a devorá-lo, como fez o profeta Ezequiel (cf. Ez III, 1-4).
                                ( Teófanes de Creta (1546), Ícone de Cristo, Mosteiro Stavronikita (Monte Athos)

DA SALVAÇÃO
                                     
1- Para que vivemos na terra?
   Vivemos na terra para salvarmos a nossa alma.
   Salvar a nossa alma quer dizer: ganhar o céu. Todos desejamos ser felizes, tão felizes que nada nos falte. Mas nesta vida sempre nos falta alguma coisa. Só depois da morte é que nossa alma pode alcançar uma felicidade completa, o céu. Se ganharmos o céu, tudo está ganho; se perdermos o céu, tudo está perdido.
   Para nos ensinar isto, Jesus contou a seguinte história: Um rei deu a cada uma dos seus criados um certo trabalho, prometeu-lhes grandes riquezas se fizessem seu dever, e saiu  do palácio. Nas primeiras horas, todos trabalhavam. Mais tarde, porém, alguns se tornaram preguiçosos e descuidaram-se do seu dever. Veio a noite e só poucos continuavam o serviço. Enfim, à meia-noite, a porta do palácio se abriu e o rei voltou, e deu grande riqueza aos criados que achou trabalhando, e severo castigo aos que não faziam o seu dever.
   Este rei é Nosso Senhor Jesus Cristo. Os servos de Jesus Cristo são os homens. Jesus viveu com os homens na terra e nos deu muitos serviços para fazer, isto é, muitos trabalhos e deveres para cumprir. Jesus mandou às crianças que obedecessem a seus pais. Jesus mandou aos pais que educassem bem seus filhos; Jesus mandou aos padres que pregassem, ensinassem, dissessem missa. Jesus mandou ao povo que ouvisse a prática e a doutrina e assistisse à missa. Jesus mandou a todos amarem a Deus sobre todas as coisas, não jurarem o seu santo nome em vão e cumprirem os outros mandamentos. O Senhor prometeu a grande riqueza do céu a quem, na hora da morte, encontrasse fiel ao seu dever e ameaçou com um grande e eterno castigo a quem não cumprir as suas obrigações. Depois Jesus deixou a terra e voltou ao céu. Agora muitos se descuidam das suas obrigações e não fazem caso da lei do Rei Jesus, porque não vêem o Senhor; outros, porém, fazem o que Deus mandou. Na hora da morte, aparecerá de repente Nosso Senhor. O Senhor dará as riquezas do céu aos servos fiéis que estiverem cumprindo as suas obrigações. Mas aos servos maus que não fizeram caso das suas ordens, o Senhor dará o grande e eterno castigo, onde haverá choro e ranger de dentes.
   Se perdermos todos os nossos bens, nada está perdido: depois da morte, nem um vintém podemos levar para o outro mundo.
   Se perdermos a vida, nada está perdido: uma vez que depois da morte principia uma vida melhor.
   Mas, se perdermos a nossa alma, tudo está perdido: pois, perdendo uma vez o céu, nunca mais seremos felizes.
   Se ganhamos todo dinheiro do mundo, nada está ganho: pois a morte nos há de tirar tudo. Se ganhamos o céu, tudo está ganho: pois o céu não se pode mais perder.
EXEMPLO
   O rei Henrique VIII da Inglaterra renegou sua fé católica e se fêz protestante, fundando uma nova seita chamada Anglicanismo. O rei pretendia matar todos os que não queriam ser hereges. Mas o primeiro ministro Tomás Morus não quis renegar a fé que herdara de seus pais. O rei o condenou à morte. O rei ainda disse a Tomás: "Aceita a minha religião e te darei dinheiro, honras, minha amizade". Mas Tomás respondeu: "A salvação de minha alma vale mais que tudo isso".
   O rei mostrou a Tomás sua mulher e seus filhos e lhe disse: "Olha estes infelizes, que estão chorando. Que será deles depois da tua morte? Não amas tua mulher e teus filhos?" E Tomás respondeu: "Amo-os muito, mas minha alma vale muito mais". Tomás subiu para o lugar onde o iam matar.
   Tomás fêz bem. Se tivesse renegado a fé, já estaria morto. Já teria perdido aquele dinheiro, aquelas honras, aquela amizade do rei, sua mulher e seus filhos, e com isto tudo teria perdido também o céu.
   Mas Tomás ganhou o céu com toda a sua riqueza e honra e amizade do Rei Jesus; Tomás está feliz com sua mulher e seus filhos, que ele perdeu para salvar a própria alma.
   Queremos salvar a nossa alma custe o que custar? Meu Jesus, eu confio em Vós!

2 - Que devemos fazer para salvar nossa alma?
      Para salvar nossa alma devemos crer tudo o que Jesus ensinou, e fazer tudo o que Jesus mandou.
   Agora vamos conhecer estes serviços para ganharmos o céu. O catecismo nos ensina: devemos crer tudo o que Jesus ensinou, e fazer tudo o que Jesus mandou.
   Jesus veio à terra e ensinou muitas verdades. Jesus ensinou que vivemos na terra para salvar  a nossa alma, que Deus é nosso Pai e nosso Criador, e muitas outras verdades. E antes de subir ao céu, Jesus mandou aos apóstolos que ensinassem a todos a sua doutrina. Então o Senhor disse: Quem crer será salvo, quem não crer será condenado.
   Jesus disse isto mesmo que o catecismo ensina. O catecismo diz: Para salvar a nossa alma devemos crer tudo o que Jesus ensinou.
   Isto também Jesus diz: Quem crer será salvo, quem não crer será condenado. Mas devemos crer tudo o que Jesus ensinou. Ora, Jesus sabe tudo  e não pode mentir. Se alguém não quer acreditar em alguma coisa, mesmo pequena, da doutrina do Senhor, e assim morre, já não salva a sua alma. Fulano diz: Eu creio que há um Deus; creio que Jesus Cristo morreu para nos salvar, mas não creio na confissão. Este fulano não se pode salvar, pois crê só em algumas das coisas que Jesus ensinou, não crê em tudo que Jesus ensinou.
   Mas só pela fé não salvamos a nossa alma. A Santa Escritura diz: "A fé sem as obras é uma fé morta". Uma árvore morta não dá frutos. Cortam-na e lançam-na ao fogo. Os frutos da nossa fé são as obras que Jesus mandou fazer. Se a nossa fé não faz estas boas obras, está morta e seremos condenados.
   Um moço rico perguntou a Nosso Senhor o que devia fazer para ganhar o céu. O moço perguntou o mesmo que o catecismo pergunta: "Que devemos fazer para salvar nossa alma"? Nosso Senhor respondeu: "Se queres entrar na vida eterna, guarda os mandamentos". E o moço perguntou: "Que mandamentos, Senhor"? Jesus disse alguns dos dez mandamentos. Quem quer entrar nos céu deve guardar os mandamentos de Deus e os mandamentos da Igreja. Foi isto que Jesus mandou. Quem deixa de fazer alguma coisa grave que Jesus mandou, uma só,  e morre assim, não salva a sua alma.
   Alguém diz: "Eu não mato ninguém, não roubo nada a ninguém, não levanto falso testemunho contra ninguém. Portanto, eu vou para o céu". Mas este tal fulano falta à missa do domingo, jura falso, roga pragas. Assim este fulano não vai para o céu. Pois faz só alguma coisa que Jesus mandou, mas não faz tudo que Jesus mandou.
                                                                    EXEMPLO
   O grande ministro Colbert trabalhou toda a sua vida pelo rei Luis XIV. Mas o rei foi ingrato: não lhe deu prêmio algum, e até o expulsou de sua côrte. Depois, o ministro caiu doente, e o rei teve vergonha de o deixar morrer sem se reconciliar com ele. O rei mandou umas pessoas que perguntassem como estava; estas convidaram o ministro a escrever uma carta ao rei, agradecendo-lhe. Mas o ministro  respondeu: "Eu agradecer ao rei?! Se eu tivesse feito por Deus a metade do que fiz pelo rei, estava certa a minha salvação. E agora tremo de medo à vista do que será de mim depois da morte".
                                       "Jesus, sou vosso, salvai-me!".

3 - Em que livrinho se acha o que Jesus ensinou e mandou?
     O que Jesus ensinou e mandou acha-se no catecismo.
  
Salomão era um rei muito sábio. A rainha de Sabá veio de muito longe , viajou semanas inteiras para ouvir a doutrina de Salomão. Ouviu-o e ficou admirada do seu saber. Jesus diz que Ele é maior do que Salomão. Jesus é mais sábio do que Salomão. Salomão tinha recebido todo seu poder de Deus. Jesus é Deus, e sabe tudo por si mesmo.
   Os doutores da lei e os fariseus não queriam ouvir a doutrina de Jesus. Nosso Senhor lhes disse: "No dia do juízo a rainha de Sabá se levantará contra vós!" Pois ela fez uma viagem tão comprida para ouvir a doutrina de Salomão, e os fariseus não se importavam de ouvir a doutrina de Jesus. A doutrina de Jesus é o catecismo. Quem não vai ao catecismo, Jesus diz que no dia do juízo a rainha de Sabá o acusará. Vós não precisais viajar semanas para ouvir a doutrina de Jesus. Se ainda assim deixais de aprender, no dia do juízo a rainha de Sabá dirá: "Eu viajei tantas samanas para ouvir a doutrina de Salomão, e esta pessoa fulana de tal nem quiz andar uma hora para ouvir a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo". E hoje é mais fácil do que nunca. E só ligar o computador, conectar à Internet, navegar pelos blogs ou sites católicos onde encontramos a doutrina de Nosso Senhor Jesus Cristo. Pela graça de Deus, o blog "ZELO ZELATUS SUM" é um destes blogs. E sêde sempre bem-vindos, crianças, e por que não dizer? adultos também. E para facilitar o estudo é só imprimir a página que deseja estudar. E fazer também o apostolado, distribuindo ou emprestando as páginas impressas do catecismo, a outras pessoas que não têm Internet ainda. Para nos salvarmos devemos crer no que Jesus ensinou. Mas não podemos crer nisso sem saber qual a doutrina que havemos de crer. Para nos salvarmos, também devemos fazer o que Jesus mandou; mas não podemos fazer isso sem saber quais os mandamentos que o Senhor nos impôs.
   Portanto, quem quer salvar sua alma deve saber, deve aprender a doutrina e os mandamentos do Senhor. Ora, tudo isto nos ensina o catecismo. O catecismo tem muitas respostas. A doutrina de todas estas respostas é de Nosso Senhor Jesus Cristo. O catecismo às vezes expõe a doutrina com outras palavras, para as crianças melhor compreenderem. Mas a doutrina que está no catecismo é de Jesus. Quem sabe e compreende todas as respostas deste livrinho, já conhece o mais necessário da doutrina e dos mandamentos do Senhor. Por isso aprendamos o catecismo.
   Se uma criança nem quer ouvir o que o pai manda, é mau filho. Uma criança que não vai ao catecismo e que não quer estudá-lo, é sinal que, também não quer ouvir o que Deus manda. Esta criança é mau filho do Pai do céu. Jesus disse: "Quem não ouve a minha doutrina, não é de Deus".
   Uma criança que ama a seu Pai do céu ouve o ensino do catecismo, como se Jesus mesmo estivesse ensinando, decora todas as respostas, e depois do catecismo acha tempo para se lembrar do que aprendeu, para não esquecer. Uma criança que respeita a doutrina de Jesus Cristo nunca falta ao ensino por sua culpa, não sai do catecismo depois de um ou outro ano, ou depois da primeira comunhão, mas quer conhecer, cada vez melhor, esta bela doutrina do Senhor. Maria Santíssima guardava todas as palavras de Jesus em seu coração. As palavras de Jesus estão no catecismo e devemos guardá-las em nosso coração.
   Alguns pais nunca mandam seus filhos ao ensino, e dizem: meus filhos não precisam estudar o catecismo, porque já sabem rezar. Já ouvi isto pelo menos vinte vêzes. E em todos estes vinte casos nem o pai nem os filhos sabiam o mais necessário da religião. Dizer de cor o Pai-Nosso sem conpreender as palavras, isto não é conhecer a religião. Isto também um papagaio pode aprender. Grandes sábios têm estudado a religião durante toda sua vida, e sempre acharam nela novas belezas. Como é então que tanta gente, que nada aprendeu, ousa dizer: eu sei o bastante de minha religião? Tais filhos geralmente caem depois em pecados mortais. A culpa é deles e dos pais, que prejudicaram a alma dos filhos, tirando-lhes o alimento da doutrina. Ao menos devemos estudar bem o catecismo até saber bem de cor todas as respostas, e não só saber de cor, mas também compreendê-las. Um bom católico não aprende só o primeiro catecismo, mas também o segundo e o terceiro.
                                                              EXEMPLO
   São Francisco de Sales era bispo. Sempre ensinava o catecismo na sua catedral. A mãe dele nunca faltava à doutrina. Levantava-se com as crianças para ouvir. Um dia São Francisco disse à sua mãe: "Minha mãe, por que assiste ao meu catecismo? Eu aprendi da senhora o catecismo. Como é que pode agora aprender de mim?" Mas a mãe respondeu: "Meu filho, eu te ensinei as palavras do catecismo; mas tu me ensinas o sentido das palavras.
   É isto mesmo. É fácil saber as palavras das orações e do catecismo, mas custa muitos anos de trabalho aprender o sentido das palavras.
                                                                                               Queremos Deus, e a sã doutrina
                                                                                               Que nos legou na Sua cruz,
                                                                                               Que leve à escola e à oficina
                                                                                               A lei de Cristo, amor e luz.
  
 
   EXPLICAÇÃO DO PEQUENO CATECISMO
(Autor: Padre Dr. Jacob H. Slater)
(Resumo)
 
DE DEUS
   1- Quem é Deus?
        Deus é um espírito perfeitíssimo, eterno, Criador do céu e da terra.
   Primeiro devemos saber que Deus é um espírito, isto é, Deus não tem corpo. Jesus disse que a religião dos judeus e dos samaritanos não prestava, porque não adoravam em espírito e verdade