sexta-feira, 18 de maio de 2018

PREPARAR O CORAÇÃO PARA O ESPÍRITO SANTO



 Esta preparação consta de doas coisas: remover os obstáculos e empregar os meios para atrair a nós o Espírito Santo.

Primeiramente é mister remover os obstáculos, ou seja, o pecado, o espírito do mundo, a concupiscência. Falemos um pouco de cada um deles. Caríssimos, o pecado é o grande inimigo do Espírito Santo: o mortal simplesmente expulsa da alma o doce Hóspede Divino; o venial contrista-o, o que também não é algo de somenos gravidade, já que o ofendido é Deus. O pecado mortal obriga o Espírito Santo a se retirar da alma. Por isso adverte S. Paulo: "Não queirais expulsar o Espírito Santo" (1 Tessalonicenses V, 19). O pecado grave destrói a caridade que este divino Espírito derrama em nosso coração segundo afirma o Apóstolo: "A caridade de Deus está derramada em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos V, 5). Portanto o pecado mortal contraria todos os intuitos de santificação que o Espírito Santo tem a nosso respeito. E assim, o nosso  primeiro cuidado, caríssimos, deve ser combater o pecado mortal, caso haja na alma ainda algum apego a ele, seja lá contra qualquer mandamento. Na explicação de Santo Agostinho, os nossos corações são os vasos destinados a receber o precioso licor da graça divina; daí é necessário que comecemos por purificá-los. E já é uma grande graça o arrependimento que o Espírito Santo nos inspira; o remorso é o primeiro passo, e ele pode levar ao arrependimento, condição sem a qual não há perdão nem mesmo recebendo a absolvição sacramental. Devemos estar profundamente convencidos que o pecado mortal é um mal absoluto, extremo; e depois do mortal, o pecado venial é o maior mal que existe sobre a face da terra, já que trata mal, não a um bispo, a um papa, mas o próprio Deus Onipotente, perfeitíssimo e a própria Bondade.

Embora o pecado venial não chegue ao extremo de expulsar o Espírito Santo, no entanto, contrista este doce Hóspede da alma, o nosso Consolador e Santificador. Por isso diz também o próprio Espírito Santo através do escritor sagrado S. Paulo: "Não queirais contristar o Espírito Santo" (Efésios IV, 30). Os pecados veniais (portanto plenamente deliberados) e máxime se frequentemente repetidos, leva à tibieza que torna a alma de tal modo desagradável a Deus que Ele chega a dizer: "Porque não és nem quente nem frio, mas morno (=tíbio) começarei a vomitar-te de minha boca" (Apoc. III, 15 e 16).  Deus merece que o sirvamos com amor ardente, e o tíbio o faz de maneira negligente. Isto como que causa náuseas ao Espírito Santo. E Ele já não dá ao tíbio tantas forças e tanta luz como faz com os fervorosos. Por bondade, o Espírito Santo aflige os tíbios com salutares remorsos no intuito de abrir os olhos destas almas  que ficam como que cegas pelas suas frequentes negligências no amor e serviço de Deus. O divino Paráclito lança em rosto dos tíbios a facilidade com que Lhe fazem tantas ofensas que julgam leves. O Espírito Santo trazendo à memória dos negligentes esta vida que causa náuseas a Ele, pergunta-lhes se depois de tantos perdões, não deveriam estes tíbios sentir o remorso do coração. Assim o Espírito Santificador excita os tíbios a deplorar suas negligências, sua vontade fraca, seu amor debilitado, e, por conseguinte, seus pecados veniais.

Caríssimos, o espírito do mundo é outro obstáculo à presença e ao reino do Espírito Santo. Este espírito do mundo eleva o estandarte: orgulho, avareza, luxúria.  São Paulo pergunta: "Que união pode haver entre a luz e as trevas" (Cf. 2 Cor. VI, 14), entre a verdade e a mentira? Eis a razão porque o Salvador, rogando a seu Pai que envie o Espírito Santo a seus discípulos, para os santificar na verdade, observa que eles não são do mundo, como também Ele não é do mundo (Cf. S. João XVII, 17; que não roga pelo mundo, incapaz que é de receber este Espírito de Verdade, porque O não vê, e porque é tão grande a sua cegueira, que precisa de apalpar e ver, antes de admitir e crer (Cf. S. João XVII, 14, 17 e 19).

Na verdade as apreciações do mundo e as do Espírito Santo são diametralmente opostas; sucede o mesmo, diz S. Bernardo, com os sentimentos que inspiram: O Espírito Santo aparta os corações do amor das criaturas para os unir a Deus; o mundo aparta-os de Deus para os unir às criaturas.

Caríssimos, durante esta novena do Espírito Santo devemos, mais do que em outro tempo, examinar com cuidado nossos pensamentos e afetos, para conhecer se é o espírito de mentira ou o espírito de verdade que nos anima. Combatendo o espírito do mundo, combateremos ao mesmo tempo o da carne, terceiro obstáculo aos desígnios misericordiosos do Espírito Santo a nosso respeito.

São Paulo diz que a carne e o espírito são duas potências que estão sempre em guerra: "Efetivamente, a carne tem desejos contrários ao espírito, e o espírito desejos contrários à carne; são contrários entre si, para que não façais tudo aquilo que quereis" (Gálatas V, 17). Quando, porém, o Espírito Santo encontra a alma dócil e forte em renunciar à carne por amor a Deus, então a dirige para que tudo seja feito segundo o espírito. É neste sentido que diz Santo Agostinho: "Ama e podeis fazer o que quiseres". O amor de Deus é forte como a morte, e assim vence sempre a carne. Os modernistas são mestres em deturpar o sentido desta palavra de Santo Bispo de Hipona, mas o verdadeiro sentido é este e nem se pode imaginar que o maior gênio do Cristianismo tenha ensinado esta aberração modernista: ama e podes fazer tudo que tua carne apetecer, nada será pecado!

Fujamos o máximo do barulho e das vaidades do mundo; procuremos uma vida de mais recolhimento penitente, cheia de caridade para com o próximo; vida de oração auxiliada pela mediação de Maria Santíssima, como na Santa Novena do Cenáculo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário