terça-feira, 19 de novembro de 2019

NOVENA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO - TERÇA-FEIRA


ATOS PREPARATÓRIOS

ORAÇÃO:  -  Santa Margarida Maria, a quem Nosso Senhor escolheu para estabelecer e propagar por toda parte, como uma fonte inesgotável de graças, a devoção a seu divino Coração; vós que tendes ouvido as almas do Purgatório pedir-vos este remédio novo, tão salutar em seus sofrimentos, e que tendes libertado por este meio uma multidão dessas pobres prisioneiras, obtende-nos a graça de executar santamente essa piedosa prática dum passeiozinho pelo Purgatório, em companhia do Sagrado Coração de Jesus e da novena pelas almas.

União de intenções com os fiéis que realizam diariamente, esta santo exercício, na Igreja titular da Obra, situada em Lungotévere Prati. Roma.

Consagração do dia:  -  Ó divino Coração de Jesus, ao fazer em vossa companhia este passeiozinho  pelo Purgatório, nós vos consagramos tudo o que fizemos e esperamos fazer de bem, com o socorro de vossa graça, durante este dia, e vos pedimos apliqueis os vossos méritos em favor dessas almas sofredoras. E vós, santas almas do Purgatório, empregai ao mesmo tempo todo o vosso poder no sentido de nos obterdes a graça de viver e de morrer no amor e na fidelidade ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, correspondendo, sem resistência, a seus desejos sobre nós. Amém.

Oferecimento:  -  Pai Eterno, nós vos oferecemos o sangue, a paixão e a morte de Jesus Cristo, as dores da Santíssima Virgem e as de São José, pela remissão de nossos pecados, pela libertação das almas do Purgatório e pela conversão dos pecadores.

Invocação:  -  Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus!
Ó Maria, Mãe de Deus e Mãe de misericórdia, rogai por nós e pelos mortos!
São José, modelo e padroeiro dos amigos do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós!

Prelúdio:  -  Desçamos um instante pelo pensamento, com o amor do Coração de Jesus e a abundância de suas graças, à chamas devoradoras do Purgatório!
1. -  Quantas vêm nesse momento iniciar aí o seu doloroso cativeiro!
Como elas são felizes! Livraram-se do inferno para sempre... estão certas de que chegarão à suprema felicidade... são as amigas de Deus... estão salvas!
Como elas estão tristes! Acham-se cobertas de mil imperfeições... de muitas penas temporais devidas ainda aos restos dos pecados perdoados... exiladas por um certo tempo de sua celeste pátria... condenadas ao fogo expiatório!
2.  -  Que santa legião quase inteiramente purificada se apresta hoje mesmo para voar ao céu! Felicitemo-las, demos a elas o derradeiro sufrágio que apressará em alguns instantes a sua festiva partida, digamos a elas que se lembrem de nós no reino eterno.
3.  -  Que multidão se encontra aí encerrada já há tanto tempo, e que aí permanecerá ainda por longo prazo!
Há aí almas de seculares, de religiosos, de sacerdotes, almas que nos são caras.
Contemplemo-las, ouçamos seus gemidos, dirijamos a elas uma palavra de amizade e de compaixão, prestemos-lhes assistência!

TERCEIRO DIA  -  TERÇA-FEIRA
COLÓQUIO:  -  De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?
Arrependo-me das graças desprezadas. - Elas me foram oferecidas em tão grande abundância, a cada instante de minha vida, com tão insistentes solicitações... Regeneração cristã pelo batismo, vocação, sacramentos, palavra de Deus, inspirações santas, bons exemplos, favores insignes de preservação no perigo, de socorro na tentação, de perdão depois da queda. Que soma incalculável de escolhidas graças!
E umas eu recusei; aceitei friamente outras; abusei da maior parte delas.
Ah! si eu tivesse hoje, num só momento, a liberdade de estancar minha sede nas fontes da misericórdia que jorram do Coração Sagrado de Jesus, e que os pecadores e os indiferentes desprezam!
Escutai o que Santa Margarida Maria vos diz do alto do Céu, como nós vo-lo dizemos: Existe ninguém no mundo que não experimente toda espécie de socorros, uma vez que não falte para com Jesus Cristo um amor reconhecido tal como é aquele que lhe é testemunhado pela devoção a seu Sagrado Coração" (Obras de Santa Margarida Maria, t. II, 86).

PIEDOSAS PRÁTICAS
Resolução:  -  Socorrer hoje, no Purgatório, por todos os meios ao nosso alcance, as almas dos fiéis vindas de todas as regiões da Ásia, e especialmente as da Palestina, e recomendar-nos àquela que, neste instante, sobem ao Céu.

Ramalhete espiritual:  -  "O valor duma só graça é superior ao valor natural do universo inteiro" (S. Tomás).

Sufrágio:  -  Algumas práticas indulgenciadas em honra do Sagrado Coração.

Intenção particular:  -  Orar pela alma Purgatório mais distanciada de sua libertação.

Motivo: -  Deixai-vos tocar por sua desolação e por sua humildade em suportar seus longos sofrimentos, pois elas vos serão reconhecidas! Felizes sereis, si elas vos obtiverem a humildade neste mundo, para serdes glorificados no outro.

Oração para terça-feira:  -  Ó Senhor, Deus onipotente, suplico-vos, pelo Sangue preciosíssimo que Jesus, vosso divino Filho, derramou em sua dolorosa coroação de espinhos, liberteis as almas do Purgatório, sobre tudo aquela que deveria ser a última a sair desse lugar de tormentos, afim de que ela não demore tanto a louvar-vos em vossa glória e a bendizer-vos para sempre. Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Salmo 129.

SALMO 129: : Das profundezas do abismo, eu bradei para Vós, Senhor: Senhor, ouví minha voz!
Que vossos ouvidos sejam atentos à voz de minha oração.
Si tomardes em consideração as nossas iniquidades, Senhor: Senhor, quem poderá subsistir diante de Vós?
Mas vós sois rico de misericórdia; e eu espero em Vós, Senhor, por causa de vossa lei.
Minha alma apoiou-se em vossa palavra, minha alma pôs toda sua confiança no Senhor.
Desde a manhã até à noite, Israel espera no Senhor.
Porque no Senhor existe a misericórdia e uma abundante redenção.
É Ele quem resgatará Israel de todas as suas iniquidades.

Versículo:
Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!
E a luz perpétua as ilumine.
Descansem em paz, Amém.
Oração jaculatória: Pai Eterno, ofereço-vos o sangue preciosíssimo de Jesus Cristo, em expiação de meus pecados, em sufrágio das santas almas do Purgatório e pelas necessidades da Santa Igreja. 

Um comentário:

  1. Estamos fazendo a Novena aqui em casa. Obrigada Pe Élcio. Sua bênção e Deus o abençoe.

    ResponderExcluir