quinta-feira, 21 de novembro de 2019

NOVENA PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO - 5º DIA


ATOS PREPARATÓRIOS
ORAÇÃO:  -  Santa Margarida Maria, a quem Nosso Senhor escolheu para estabelecer e propagar por toda parte, como uma fonte inesgotável de graças, a devoção a seu divino Coração; vós que tendes ouvido as almas do Purgatório pedir-vos este remédio novo, tão salutar em seus sofrimentos, e que tendes libertado por este meio uma multidão dessas pobres prisioneiras, obtende-nos a graça de executar santamente essa piedosa prática dum passeiozinho pelo Purgatório, em companhia do Sagrado Coração de Jesus e da novena pelas almas.
União de intenções com os fiéis que realizam diariamente, esta santo exercício, na Igreja titular da Obra, situada em Lungotévere Prati. Roma.
Consagração do dia:  -  Ó divino Coração de Jesus, ao fazer em vossa companhia este passeiozinho  pelo Purgatório, nós vos consagramos tudo o que fizemos e esperamos fazer de bem, com o socorro de vossa graça, durante este dia, e vos pedimos apliqueis os vossos méritos em favor dessas almas sofredoras. E vós, santas almas do Purgatório, empregai ao mesmo tempo todo o vosso poder no sentido de nos obterdes a graça de viver e de morrer no amor e na fidelidade ao Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo, correspondendo, sem resistência, a seus desejos sobre nós. Amém.
Oferecimento:  -  Pai Eterno, nós vos oferecemos o sangue, a paixão e a morte de Jesus Cristo, as dores da Santíssima Virgem e as de São José, pela remissão de nossos pecados, pela libertação das almas do Purgatório e pela conversão dos pecadores.
Invocação:  -  Amado seja por toda parte o Sagrado Coração de Jesus!
Ó Maria, Mãe de Deus e Mãe de misericórdia, rogai por nós e pelos mortos!
São José, modelo e padroeiro dos amigos do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós!
Prelúdio:  -  Desçamos um instante pelo pensamento, com o amor do Coração de Jesus e a abundância de suas graças, à chamas devoradoras do Purgatório!
1. -  Quantas vêm nesse momento iniciar aí o seu doloroso cativeiro!
Como elas são felizes! Livraram-se do inferno para sempre... estão certas de que chegarão à suprema felicidade... são as amigas de Deus... estão salvas!
Como elas estão tristes! Acham-se cobertas de mil imperfeições... de muitas penas temporais devidas ainda aos restos dos pecados perdoados... exiladas por um certo tempo de sua celeste pátria... condenadas ao fogo expiatório!
2.  -  Que santa legião quase inteiramente purificada se apresta hoje mesmo para voar ao céu! Felicitemo-las, demos a elas o derradeiro sufrágio que apressará em alguns instantes a sua festiva partida, digamos a elas que se lembrem de nós no reino eterno.
3.  -  Que multidão se encontra aí encerrada já há tanto tempo, e que aí permanecerá ainda por longo prazo!
Há aí almas de seculares, de religiosos, de sacerdotes, almas que nos são caras.
Contemplemo-las, ouçamos seus gemidos, dirijamos a elas uma palavra de amizade e de compaixão, prestemos-lhes assistência!
QUINTO DIA  -  QUINTA FEIRA
COLÓQUIO:  -  De que te arrependes, santa alma do Purgatório, de ter feito na terra que deixaste?
Arrependo-me dos escândalos dados.  -  Si, ao morrer, eu tivesse podido eliminar as tristes consequências de meus escândalos! ... Si eu pudesse deter daqui, no declive do abismo, tantas pobres almas que seguem meus tristes exemplos e minha perversa doutrina! ... Mas, não é possível, e por minha culpa ainda se comete o mal, e isto se dará durante anos, séculos, e me são exigidas contas da parte que me cabe sobre todos os pecados de que me fiz a causa. Si me fosse permitido fazer chegar minha palavra abrasadora até às extremidades da terra, e percorrer como missionário o mundo inteiro, como esforçar-me-ia para desviar as almas do vício, e conduzí-las à virtude!
Vós que vindes visitar-me em minha prisão tenebrosa, e que fazeis brilhar a meus olhos um raio de luz, possuis no Sagrado Coração o meio mais seguro e mais fácil, cooperando com a sua graça. reproduzindo suas virtudes, animando-vos de seu zelo de converter muitas almas, em número maior ainda do que o número daquelas às quais escandalizei.

PIEDOSAS PRÁTICAS
Resolução:  -  Socorrer hoje, no Purgatório por todos os meios ao nosso alcance, as almas dos fiéis vindas de todas as regiões da América, especialmente aquelas das regiões selvagens, e que começam a receber as luzes da fé, e recomendar-nos àquelas que, neste momento sobem ao Céu.
Ramalhete espiritual:  -  A cada um segundo as suas obras.
Sufrágio:  -  Dar hoje a alguma pessoa uma estampa do Sagrado Coração.
Intenção particular:  -  Orar pela alma mais devota do Santíssimo Sacramento.
Motivo:  -  Ela pedirá por vós a graça de recebê-lo dignamente na hora da morte, como penhor de vossa salvação eterna.
Oração para a quinta-feira:  -  Ó Senhor, Deus onipotente, suplico-vos, pelo Corpo adorável e pelo Sangue preciosíssimo de vosso divino Filho Jesus, que, na véspera de sua Paixão, se deu a si mesmo como comida e como bebida a seus apóstolos estremecidos, e deixou ainda a toda sua Igreja um Sacrifício perpétuo, e a seus fiéis um alimento vivificante, liberteis as almas do Purgatório, a mui especialmente a mais devota deste mistério de amor infinito, afim de que ela vos louve por vosso divino Filho, em vosso divino Filho, em união com o Espírito Santo, na mansão da vossa glória, durante toda a eternidade. Amém.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Salmo 129.
SALMO 129: :  Das profundezas do abismo, eu bradei para Vós, Senhor: Senhor, ouví minha voz!
Que vossos ouvidos sejam atentos à voz de minha oração.
Si tomardes em consideração as nossas iniquidades, Senhor: Senhor, quem poderá subsistir diante de Vós?
Mas vós sois rico de misericórdia; e eu espero em Vós, Senhor, por causa de vossa lei.

Minha alma apoiou-se em vossa palavra, minha alma pôs toda sua confiança no Senhor.

Desde a manhã até à noite, Israel espera no Senhor.

Porque no Senhor existe a misericórdia e uma abundante redenção.

É Ele quem resgatará Israel de todas as suas iniquidades.

VERSÍCULO:

Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno!
E a luz perpétua as ilumine.
Descansem em paz. Amém.

Oração jaculatória:  -  Ó meu Jesus, misericórdia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário