segunda-feira, 31 de outubro de 2016

DUODÉCIMO ARTIGO DO CREDO

   O último artigo do Credo ensina-nos que depois da vida presente há outra, ou eternamente feliz para os eleitos no Céu, ou eternamente infeliz para os condenados no inferno. Deus é nosso Juiz e Remunerador. Por isso, dará o céu aos bons e o inferno aos maus.

    Este quadro representa o duodécimo (último) artigo do Credo que é: ... na vida eterna. Amém. Este quadro nº 16 representa o céu. O quadro seguinte, isto é, o nº 17 vai representar o inferno.

   
   No centro do quadro, vemos as três Pessoas divinas num triângulo sobre um trono de glória, cercado de anjos. Vários dentre eles tocam diversos instrumentos musicais, outros agitam turíbulos diante das três Pessoas divinas. A Santíssima Virgem,  sua rainha, está à sua frente, à direita de Jesus Cristo seu Filho e sobre um trono inferior ao trono de Deus, mas superior a tudo o que não é Deus.

   Numa segunda fileira circular: á direita, vemos São João Batista, Moisés, Davi, Abraão e outros santos do Antigo Testamento; à esquerda, vemos São José, São Pedro com os outros Apóstolos, um Evangelista com um livro; vemos ainda vários outros santos do Novo Testamento.

   Numa terceira fila, vemos representados outros santos, entre os quais  estão os mártires, como Santo Estêvão, Santos Pontífices, um santo rei, santas virgens mártires, como Santa Cecília e Santa Catarina, e santas mulheres como santa Maria Madalena. Santo Estêvão,  o primeiro mártir da Igreja, traz uma pedra na mão, porque foi martirizado à golpes de pedras. Santa Cecília tem uma harpa, porque ela cantava os louvores de Deus ao som dos instrumentos musicais; por isso ela é a padroeira da música. Aos pés de Santa Catarina,  mártir, vemos uma roda com lâminas cortantes, porque este foi o instrumento de seu martírio. Santa Maria Madalena tem um vaso na mão porque ela derramou um dia sobre a cabeça de Jesus, um vaso cheio de precioso perfume.

    Vemos representada também uma santa com o hábito carmelita.

    Vemos  ainda uma santa Virgem e Mártir; por isso traz o lírio, símbolo da virgindade; e a espada, símbolo do seu martírio.

    Na última fila à direita, vemos uma soldado, talvez para representar santo Expedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário