quinta-feira, 13 de outubro de 2016

ARTIGO 1º DO CREDO


 Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra;


 
   Este quadro representa a 1ª parte: Creio em Deus Pai Todo-Poderoso. Representa a Santíssima Trindade. O quadro nº 3 vai representar a 2ª parte: Criador do céu e da terra.
   No centro deste quadro a Santíssima Trindade é representada por um grande triângulo no qual se vê Deus Pai sobre o globo do mundo, sustentando os braços da cruz na qual Jesus Cristo, Seu Filho, está pregado. O Espírito Santo, sob o forma de uma pomba, resplandece entre o Pai e o Filho, para nos fazer entender que Ele procede do Pai e do Filho.
   No alto do quadro à esquerda, vemos Jesus Cristo dando a seus apóstolos, antes de subir aos céus, a missão de ensinar a todos os povos e de os batizar em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. 
   À direita do quadro, vemos o batismo de Jesus Cristo, no qual as três Pessoas da Santíssima Trindade são manifestadas. (Veremos no quadro 19).
   Em baixo no quadro à esquerda, vemos Abraão recebendo a visita de três anjos. Abraão vê três, e no entanto ele saúda um só: "Senhor, diz ele, se encontrei graça diante de vossos olhos, não passeis adiante da casa de vosso servo". Falando assim, Abraão honrava nos três anjos um só Deus em três pessoas.
   À direita do quadro vemos Santo Agostinho e um menino. Um dia Santo Agostinho caminhava às margens do mar, procurando aprofundar  o mistério da Santíssima Trindade. De repente, apareceu um  menino, que apanhava a água do mar com uma conchinha e entornava-a num pequeno buraco feito na areia da praia.
    - Meu querido menino, que pretendes fazer com esta água?
    - Eu quero, disse o menino, colocar toda água do mar neste buraco.
    - Mas, olha bem que este buraco é muito pequeno para conter tanta água.
   - E o menino  respondeu: É muito mais fácil eu colocar toda a água do mar neste buraco do que o Sr. compreender o mistério da Santíssima Trindade. Dito isto o menino desapareceu. Era um anjo que tomara o forma de um menino para fazer Santo Agostinho entender que o mistério da Santíssima Trindade é impenetrável a toda inteligência criada.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário