quinta-feira, 7 de abril de 2016

PEDRO, PRÍNCIPE DOS APÓSTOLOS

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 7 de abril

"Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (S. Mateus, XVI, 18).

Foi somente a Pedro que Jesus Cristo fez esta promessa insigne: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja". Foi a Pedro que o Senhor falou: a um só, a fim de fundar a unidade por um só. Ouçamos São Cirilo de Alexandria: "Efetivamente, sem nenhum preâmbulo, Ele designa pelo seu nome tanto o pai do apóstolo como o próprio apóstolo (Feliz és tu, Simão, filho de Jonas), e não mais permite que o chamem Simão, reivindicando-o doravante como seu em virtude do seu poder; depois, por uma imagem muito apropriada, quer que o chamem Pedro,[Kefas=pedra] porque ele é a pedra sobre a qual devia Ele fundar a sua Igreja".
"Segundo este oráculo, -  diz o papa Leão XIII, - é evidente que, pela vontade e por ordem de Deus, a Igreja foi estabelecida sobre o bem-aventurado Pedro, como o edifício sobre o seu alicerce. Ora, a natureza e a virtude própria do alicerce é dar a coesão ao edifício pela conexão íntima das suas diferentes partes; é ainda ser o liame necessário da segurança e solidez da obra inteira: se o alicerce desaparece, todo o edifício desmorona. O papel de Pedro é, pois, suportar a Igreja e manter nela a conexão, a solidez de uma coesão indissolúvel. Ora, como poderia ele desempenhar semelhante papel se não tivesse o poder de mandar, de proibir, de julgar, numa palavra, se não tivesse um poder de jurisdição próprio e verdadeiro? É evidente que os Estados e as sociedades só podem subsistir graças a um poder de jurisdição. Um primado de honra, ou ainda o poder tão modesto de aconselhar e advertir, que é chamado poder de direção, são incapazes de emprestar a qualquer sociedade humana um elemento bem eficaz de unidade e solidez.
"Ao contrário, esse verdadeiro poder de que falamos é declarado e afirmado nestas palavras: 'E as portas do inferno não prevalecerão contra ela'. - Comenta Orígenes: 'Que quer dizer contra ela? Será contra a pedra sobre a qual Cristo edifica a Igreja? A frase fica ambígua; seria para significar que a pedra e a Igreja não são senão uma só e a mesma coisa? Sim, é esta, creio eu, a verdade: porque as portas do inferno não prevalecerão nem contra a pedra sobre a qual Cristo edifica a sua Igreja, nem contra a própria Igreja... A Igreja, sendo, como é, o edifício de Cristo, que sabiamente edificou 'sua casa sobre a pedra', não pode estar sujeita às portas do inferno; estas podem prevalecer contra todo aquele que se achar fora da pedra, fora da Igreja, mas são impotentes contra ela'.
"Jesus acrescentou ainda: 'Eu te darei as chaves do reino dos céus'. É claro que Ele continua a falar da Igreja, dessa Igreja que Ele acaba de chamar sua, e que declarou querer edificar sobre Pedro como sobre o seu fundamento. A Igreja oferece, com efeito, a imagem não só de um edifício, mas de um reino; de resto, ninguém ignora que as chaves são a insígnia comum da autoridade. Assim, quando Jesus promete dar a Pedro as chaves do reino dos céus, promete dar-lhe o poder e a autoridade sobre a Igreja. 'O Filho lhe deu (a Pedro) a missão de difundir pelo mundo inteiro o conhecimento do Pai e do próprio filho, e deu a um homem mortal todo o poder celeste, quando confiou as chaves a Pedro, que estendeu a Igreja até aos confins do mundo e que a mostrou mais inabalável que o céu' (S. João Crisóstomo).

"O que se segue ainda tem o mesmo sentido: 'Tudo o que ligares na terra será ligado também no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado também no céu'. Essa expressão figurada: ligar e desligar, designa o poder de estabelecer leis, e também o poder de julgar e de punir. E Jesus Cristo afirma que esse poder terá tal extensão, tal eficácia, que todos os decretos emitidos por Pedro serão ratificados por Deus. Esse poder é, pois, soberano e inteiramente independente, por não ter na terra nenhum poder acima dele, e por abranger a Igreja toda e tudo o que à Igreja está confiado" (Extraído da Enc. "SATIS COGNITUM", Leão XIII).

Nenhum comentário:

Postar um comentário