segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA: OBRA PRIMA DA MISERICÓRDIA DIVINA

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 21 de novembro 


"Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. Tendo dito estas palavras, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (S. João XX, 22 e 23).


O Senhor mostra-se misericordioso na absolvição sacramental. Procuremos compreendê-lo através de uma parábola. - Uma vez havia um rei poderoso, bom e misericordioso. Esse rei acolheu em seu palácio um homem pobre e ignorante. Ele mandou vesti-lo de novo, instruir, educar. Depois lhe deu um alto cargo em sua corte. Um mendigo transformado em cortesão! Mas, ouvi o que ele fez. Em vez de ser reconhecido e fiel a seu benfeitor, tentou, com uma traição fazer uma conjura para expulsar do trono o rei. Este, porém, descobriu tudo a tempo, e com toda justiça condenou-o à forca, já que se tratava de crime de lesa-majestade. - Quando, na grande praça cheia de gente, lá estava o carrasco para enforcar o malfeitor, eis que chega um escudeiro do rei, o qual grita: "O rei quer conceder graça a esse assassino..., mas sob uma condição...!" O cortesão retoma fôlego e abre o coração à esperança. Mas pensa: qual será esta condição? Ei-la: arrependido, ele devia confessar a sua culpa (que era secreta) a um dos Ministros, à sua escolha. Conjecturai o contentamento do condenado! Ter a salvação por tão pouco preço! É claro: confessou logo o seu crime, e o Ministro verificando que o culpado estava arrependido, em nome do rei, deu-lhe o perdão. Depois o bom rei ainda o acolheu em seu palácio.

Aplicação da parábola: Quem é o rei? É Deus. E o malfeitor, quem é? É o pecador que ofendeu um Rei e um Pai tão bom. Tal pecador mereceu a condenação ao inferno. Mas como o Senhor quer a salvação de todos, eis que instituiu um Sacramento, por meio do qual qualquer pecador, manifestando a um Ministro de Deus os seus pecados, ainda pode obter o perdão e salvar-se. É o Sacramento da Penitência ou Confissão. O culpado deveria se arrepender do que fez e ter propósito firme de nunca mais fazer o mal porque ofendeu a um Pai tão bondoso, ofendeu ao Sumo Benfeitor que é também o Supremo Senhor, e é a própria Bondade. Seria o ideal! Mas Deus se contenta com um arrependimento imperfeito, isto é, movido mais pelo medo do castigo do que propriamente por amor a um Pai tão bondoso! Por este temor o pecador não quer pecar mais e tem esperança do perdão pelos merecimentos de Jesus Cristo. Deus Pai, enviou ao mundo o seu queridíssimo Filho Único, no qual põe toda a sua complacência. O Filho de Deus se fez Homem, tomou um corpo para poder sofrer e morrer por nós na Cruz. E antes de subir aos Céus, deixou o Sacramento da Penitência pelo qual o seu Sangue Divino, lava as nossas almas, e em atenção ao seu valor infinito, o Pai perdoa o pecador mesmo quando só apresenta um arrependimento imperfeito, que se chama atrição. Isto constitui grande consolo! Nem sempre estamos certos de atingir aquela detestação do pecado como ofensa ao Sumo Bem, que move infalivelmente Deus a nos conceder o perdão. Sem embargo, as nossas disposições, acaso menos perfeitas, não obstam a que, no Sacramento, obtenhamos, pela absolvição do sacerdote, plena misericórdia. Desde que chaguemos ao confessionário atritos, decididos a não mais recair, ser-nos-ão perdoadas as culpas.

Daí a grande responsabilidade dos sacerdotes quanto aos moribundos. Não deixemos os nossos caros enfermos comparecerem diante do Juiz sem terem recebido o Sacramento da Penitência. Não sabemos se lograrão chegar à contrição perfeita! Estando em pecado mortal, e só conseguem ter a atrição e não recebem o Sacramento, estão condenados para sempre! O Papa S. Celestino I (422-432) exprobrava aos rigoristas de antanho de matarem cruelmente as almas dos doentes, recusando-lhes a absolvição no leito de morte (D. 111). O mesmo crime cometem os progressistas laxistas de hoje, por descaso ou mal entendida misericórdia.

Mas há  um  detalhe importantíssimo que não consta na parábola: Imaginemos que aquele culpado da parábola, depois de ser assim tão misericordiosamente perdoado e restituído à amizade do rei, recaísse ainda muitas e muitas vezes, mas sempre arrependido embora só imperfeitamente, confessasse o seu crime ao Ministro do Rei. Seria sempre perdoado em atenção aos méritos infinitos do Sangue que o Filho do Rei derramou numa Cruz por toda a humanidade.

E assim, caríssimos, um pecador está no fundo do abismo, sobrecarregado de enormes e numerosas faltas. Se morresse assim sem ter um arrependimento perfeito com o desejo de se confessar, ou então com arrependimento imperfeito mas sem ter recebido a absolvição (às vezes a unção dos enfermos) estaria condenado eternamente. Mas se confessa com o coração penetrado de dor, ao menos da contrição imperfeita, com que a divina bondade se contenta, quando se junta ao sacramento, e ei-lo reconciliado com Deus e consigo mesmo! Os seus pecados estão perdoados; deixam de chamar sobre a sua cabeça terríveis vinganças, porque já não existem. "Por amor de mim, diz o Senhor, por amor da glória que tenho em perdoar, eu mesmo apagarei as tuas iniquidades, e não me lembrarei dos teus pecados" (Cf. Isaías XLIII, 25). O silêncio absoluto a que é obrigado o meu confessor, é o sinal do silêncio eterno que Deus guardará a respeito das minhas prevaricações. Afogam-se no Sangue de Jesus Cristo, como os Egípcios nas ondas do Mar Vermelho.

Mas o Sagrado Coração de Jesus deseja que creiamos sem duvidar nunca do seu perdão. Porque ele é Deus, mas Deus de amor! É Pai, mas Pai que ama com ternura e não com severidade. O Coração de Jesus é infinitamente sábio, mas também infinitamente santo, e como conhece a miséria e fragilidade humanas, inclina-se para os pobres pecadores com Misericórdia infinita. Jesus Cristo ama as almas, depois que cometeram o primeiro pecado mortal, e vêm pedir humilde e confiantemente o perdão. E ama-as ainda, quando choram o segundo pecado e, se isso se repetir, setenta vezes sete, ou seja, sempre, ama-as e perdoa-as sempre, e lava no mesmo Sangue divino o último como o primeiro pecado. O Coração de Jesus não se cansa das almas, e espera sempre que venham refugiar-se n'Ele, por mais miseráveis que sejam! Não tem um pai mais cuidado com o filho que é doente, do que com os que têm boa saúde? Para com esse filho, não são maiores as delicadezas e a sua solicitude? Assim também o Coração de Jesus derrama sobre os pecadores, com mais liberalidade do que sobre os justos, a sua compaixão e a sua ternura. Na verdade a Misericórdia do Coração de Jesus é inesgotável: às almas frias e indiferentes, o Coração de Jesus é fogo, e fogo que deseja abrasá-las, porque as ama; às almas piedosas e boas, o Coração de Jesus é caminho para se adiantarem na perfeição e chegarem com segurança ao termo feliz. Mas Jesus Cristo quer que todas as estas almas se aproximem do Sacramento da Confissão com grande confiança na sua Misericórdia.


E ainda mais: o pecador privado de todos os bens e prestes a cair no desespero pela sentença de condenação, recupera todos esses bens e inunda-se de alegria pela sentença da absolvição. Tudo quanto tinha perdido, separando-se de Deus, lhe é restituído ao reconciliar-se com Jesus Cristo: "Não há condenação, para os que estão incorporados em Jesus Cristo". Os merecimentos adquiridos, poder de merecer, doce paz, direito ao Céus, eis o que ainda recebe de volta pela misericórdia divina dispensada na absolvição sacramental. Ó reconciliação cheia de encantos, quem pode conhecer-te, e recusar a felicidade que tu obténs. Razão tinha São Paulo em dizer: "Quem não amar a Jesus Cristo, seja anátema!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário