sábado, 20 de fevereiro de 2016

O ABUSO DAS GRAÇAS

LEITURA MEDITADA - Dia 20 de fevereiro


É algo terrível, crime geralmente castigado por Deus. Já tivemos oportunidade de fazer uma postagem sobre a parábola da figueira estéril. Abusar das graças significa desprezar a Deus até nos seus dons, na sua misericórdia. Consiste, pois, em inutilizar tudo quanto fez e padeceu Jesus Cristo pela nossa salvação.  Se Deus me fala como Senhor, o meu dever é obedecer-Lhe; mas, se me busca como Pai, para me oferecer os seus benefícios, não posso repeli-lo com desdém, sem O ofender vivamente. É um monstruoso crime porque significa que Deus estende-me bondosamente a mão, e eu não me digno nem sequer olhar pare Ele, meu Pai bondoso, e fecho os ouvidos ao seu convite, para me voltar para as criaturas, e só escutar a minha paixão. Que odiosa preferência! Que desprezo da sua bondade!. Caríssimos, abusando da graça,  eu destruo , com relação a mim, a magnífica obra da redenção. É o Sangue de Jesus Cristo que eu rejeito. Na verdade o que eu inutilizo é uma redenção comprada por tão alto preço. Como diz São Paulo: "Logo cessou o escândalo da cruz!" (Gál. V, 11).

Vemos pelas Sagradas Escrituras que já na vida presente, Deus subtrai a sua graça para castigar o abuso dela: castigo justo e terrível. Nada é mais claramente anunciado, mais vezes repetido nos nossos livros santos. "O meu povo não ouviu a minha voz: Israel não atendeu à minha palavra". Eis a graça desprezada. Ouvi agora o castigo: "Eu os abandonei, segundo os desejos de seu coração, e eles irão caminhando atrás das inclinações perversas" (Salmo 80, 12, 13). - "Andai, em quanto tendes luz, para que vos não alcancem as trevas" (S. João XII, 35. "Deus obcecou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração" (S. João XII, 40; citando Isaías, para que olhando, vejam e não reparem, e ouvindo, ouçam e não atendam, de sorte que não se convertam nem lhes sejam perdoados os pecados" (S. Marcos IV, 120. - "Declaro-vos que vos será tirado o reino de Deus (essas graças que deviam estabelecê-lo em vós, se lhe fôsseis fiéis), e será dado a um povo que o faça frutificar" (S. Mateus XXI, 43).  - "Vós rejeitais o dom celeste, diz S. Paulo aos judeus obstinados, nós vamos levá-lo aos gentios" (Atos XIII, 46).

A Bíblia Sagrada refere exemplos que mostram o castigo de Deus por causa do abuso das graças divinas. Heli, Saul, Judas Iscariotes, um pontífice que só parece culpado de uma excessiva condescendência para com seus filhos, um rei eleito pelo Senhor, um Apóstolo chamado por Jesus Cristo: são rejeitados, perdem a graça, porque eles mesmo a rejeitaram! Na verdade, é um castigo cheio de justiça. Jesus Cristo haveria de recompensar o insulto que lhe faz o homem infiel, continuando a oferecer-lhe sempre graças que ele rejeita sempre? Tira-se o reino; mas a quem? àquele que se torna indigno da coroa, e que a rejeita com desdém; não é isto o que pede a equidade e a razão?

Mas é um castigo terrível! A graça que se retira, é a luz, é a força que me abandona, é toda a virtude que desaparece. Como é terrível a censura que Santo Estevão faz aos judeus: "Vós resistis sempre ao Espírito Santo; assim como foram vossos pais. Mataram até os que prediziam a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas, vós, que recebestes a lei por ministério dos anjos e não a guardastes" (Atos VII, 51-53).

Caríssimos, terminemos com palavras do Divino Mestre que mostram o quão terrível é o desprezo das graças, inclusive com um castigo maior no dia do Juízo: "Então começou a exprobrar às cidades em que tinham sido operados muitos  dos seus milagres, o não terem feito penitência. Ai de ti Corozain! Ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidônia tivessem sido feitos os milagres que se realizaram em vós, há muito tempo que elas teriam feito penitência em cilício e em cinza. Por isso vos digo que haverá menor rigor para tiro e Sidônia no dia do Juízo, que para vós. E tu, Cafarnaum, "elevar-te-ás porventura até o céu? Não, há de ser abatida até o interior da terra". Se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que se fizeram em ti, ainda hoje existiria. Por isso vos digo que no dia do Juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma que para ti" (S. Mateus XI, 20-23).


Compreendo agora com que atenção devo doravante estudar os momentos favoráveis da graça, seguir todos os seus movimentos, receber todas a suas impressões com reconhecimento, e produzir frutos com fidelidade. Ó meu Deus, com a vossa graça, assim sinto resolvido a fazê-lo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário