sábado, 27 de fevereiro de 2016

A SANTA MISSA - Pergunta e Resposta

  LEITURA MEDITADA - Dia 27 de fevereiro


PERGUNTA: NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS, X, 26 SÃO PAULO DIZ: "Se nós pecamos voluntariamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, JÁ NÃO RESTA MAIS HÓSTIA PELOS PECADOS". Assim sendo a Santa Missa não pode ser Sacrifício Propiciatório.

   RESPOSTA: Primeiramente, ninguém se desespere antes de ler a resposta. Esta é uma objeção bem à protestante, isto é, fazer uma objeção retirando a frase de seu respectivo contexto. Por isso para responder esta objeção temos que fazer o certo: colocá-la no seu respectivo contexto. Pois bem!
    São Paulo que é um hebreu, falando na sua Epístola também AOS HEBREUS, se refere àqueles que abraçam o Cristianismo  e depois caem na apostasia voltando ao judaísmo. Ele exorta os cristãos a permanecerem fiéis à sua fé NÃO ABANDONANDO A NOSSA CONGREGAÇÃO COMO É COSTUME DE ALGUNS (Hebr. X, 25), porque se assim procedem de caso pensado, de propósito, deliberadamente, só poderão esperar a condenação, uma vez que no judaísmo não encontrarão mais a remissão dos pecados. Antigamente, isto é, antes de Jesus Cristo morrer na Cruz, havia na Religião Judaica os sacrifícios que se ofereciam pelos pecados e estes sacrifícios vêm descritos no Livro do Levítico, capítulos IV a VII. Tais sacrifícios ordenados por Deus serviam de fato para remissão dos pecados, não pelo seu valor em si, mas porque prefiguravam  o sacrifício redentor de Cristo e dele tiravam a sua eficácia. Agora, porém, após a morte de Jesus Cristo, tudo isto passou, porque já não é mais o tempo das figuras e sim o da realidade; esses sacrifícios judaicos não vigoram mais; não resta mais HÓSTIA pelos pecados. Para os que rejeitam a Cristo, ABANDONANDO A NOSSA CONGREGAÇÃO, ISTO É, A SUA VERDADEIRA IGREJA, não existe propiciação, mas sim, conforme continua São Paulo, uma esperança terrível  do juízo e o ardor do fogo que há de devorar os adversários. Se alguém violar a lei de Moisés, sob a deposição de duas ou três testemunhas, morre sem remissão alguma; imaginai vós quantos maiores tormentos merecerá o que tiver considerado como profano o sangue do testamento, com que foi santificado, e tiver ultrajado o Espirito da graça? (Hebreus, X, 27 a 29).
   Isto acontece com os que se afastam do Salvador, afastando-se por culpa própria (não de boa fé ou por ignorância) de sua Verdadeira Igreja. Mas para os que estão unidos a Cristo pela fé legítima, ainda existe a Vítima, a Hóstia de Propiciação pelos nossos pecados: é Jesus Cristo, o qual não morre porque é eterno, vivendo sempre para interceder por nós (Hebreus VII, 25). E, como já provamos, o Sacrifício da Missa é o mesmo Sacrifício da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário