sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Leitura espiritual  -  1 de outubro

O culto da exposição, ousamos afirmar, é a necessidade de nossa época; impõe-se esse testemunho público e solene da fé dos povos na divindade de Jesus Cristo e na veracidade de sua presença sacramental. É a melhor refutação que se pode fazer aos renegados, aos apóstatas, aos ímpios e aos indiferentes, refutação que cairá sobre eles qual montanha de fogo, mas do fogo do amor e da bondade.
O culto da exposição é necessário para salvar a sociedade, que morre por não ter mais um centro de verdade nem de caridade, nem vida de família. Cada membro se isola, se concentra, procura-se bastar a si mesmo; a dissolução é iminente.

A sociedade renascerá, entretanto, cheia de vigor, quando todos os seus membros vierem se reunir em torno de nosso Emanuel. As ideias se reformarão, mui naturalmente, à luz da mesma verdade; os laços de amizade verdadeira e sólida renovar-se-ão sob a influência de um mesmo amor. É mister refluir à fonte da vida, a Jesus na Eucaristia, fazê-Lo sair de sua reclusão, a fim de que se coloque novamente à frente das sociedades cristãs, par dirigi-las e salvá-las; é mister reconstruir-Lhe um palácio, um trono real, uma corte de servos fiéis, uma família de amigos, uma multidão de adoradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário