segunda-feira, 3 de junho de 2019

NOVENA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

   ORAÇÃO PREPARATÓRIA como no primeiro dia.



LEITURA PARA O QUARTO DIA

O amor de Deus é orvalho que fecunda

   1  - A Santa Igreja ensina-nos a rezar: "A infusão do Santo Espírito purifique nossos corações, irrigue, penetre e fecunde-os com seu orvalho". O amor fecunda nossos bons desejos, nossos santos propósitos e piedosas obras. Estas são as flores e frutos que produz a graça do Espírito Santo. O amor também é chamado orvalho porque mitiga as más paixões e tentações. Por isso com justiça o Espírito Santo chama-se "refrigério e doce frescura no ardor". Rezando cai este orvalho nos nossos corações. Um quarto de hora de oração basta para subjugar o ódio supremo e o amor mais desregrado. "Conduze-me à adega de vinho e ordena em mim o amor" (Cânt. 2, 4). A oração contemplativa é esta adega de vinho em que nosso amor é ordenado de modo que amemos ao próximo como a nós mesmos e a Deus acima de tudo. Quem ama a Deus ama a oração e quem não ama a oração a este é quase impossível reprimir as paixões. 

   2  -  Ó divino Espírito Santo, já não quero viver por mim, e sim usar todos os dias do resto da minha vida para agradar-vos e vos amar. Vinde em pessoa ao meu coração e ensinai-me a rezar como devo rezar. Dai-me a graça de nunca deixar a oração por tédio, dai-me o espírito de oração, isto é, a graça de rezar sempre por aquilo que agrada mais ao vosso coração divino. Por meus pecados já seria réu da condenação eterna: mas pelo bondoso amor com que me tratais reconheço que me quereis fazer perfeito e feliz. Quero, pois, ser perfeito para vos agradar e amar vossa infinita misericórdia sempre mais intimamente. Amo-vos, meu sumo Bem, meu amor, meu tudo, e porque vos amo eu me dedico todo e sem restrição a vós.

   Ó Maria, minha esperança, amparai-me. Amém.

AS ORAÇÕES FINAIS como no primeiro dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário