sábado, 1 de junho de 2019

NOVENA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

SEGUNDO DIA

O amor de Deus é luz que ilumina 

Reza-se a ORAÇÃO PREPARATÓRIA. Em seguida vem a LEITURA.

   1 - Um dos maiores males que produziu o pecado original é que nossa inteligência se obscureceu pela paixões. Oh! quão miserável é uma alma dominada por uma paixão! A paixão é como uma neblina, um véu que nos impede de conhecer a verdade. Como alguém pode fugir ao mal, se não sabe o que é mal? Quanto mais pecados cometemos, em tanto maiores trevas fica nosso interior. Mas o Espírito Santo, chamado "Luz bem-aventurada", não só inflama com suas divinas chamas o amor nos corações, mas também espanca as trevas dos corações e faz-nos conhecer claramente a vaidade de todos os bens terrestres, o valor dos celestes, a importância da salvação da alma, o grande tesouro da graça de Deus, sua bondade, o amor imenso que nos dedica. O homem que macula sua alma por deleites sensuais, pouco entende destas verdades. E por isso o infeliz ama o que devia odiar e odeia o que devia amar.

   2 - Santa Madalena de Pazzi exclamava: "Ó amor, não és conhecido, ó amor, não és amado!" Por isso podia Santa Teresa dizer não ser Deus amado por não ser conhecido. Continuamente pediam os santos que Deus os iluminasse sempre mais. "Mandai vossa luz, exclamavam, iluminai minha escuridão, abri meus olhos!" E agiam bem, pois sem luz não podemos evitar os precipícios, não podemos achar a Deus.

   Ó divino Espírito Santo, creio que sois verdadeiro Deus em perfeita unidade com o Pai e o Filho. Eu vos adoro como causa de todas as iluminações que me fizeram conhecer, quão deplorável mal cometi com o pecado e quanto sou obrigado de vos amar. Eu por tudo vos agradeço e pesa-me de vos ter ofendido. Mereci me deixásseis nas trevas; agora, porém, sei que não me repelistes. Iluminai-me também para o futuro, ó Espirito Santo, fazei-me conhecer sempre mais vossa infinita bondade e concedei-me a graça de amar-vos de todo coração. Outorgai-me tantas graças que seja vencido por elas e coagido a amar-vos acima de tudo. Pelos merecimentos de Jesus Cristo vos peço esta graça. Amo-vos, meu sumo Bem, amo-vos inteiramente. Aceitai-me e não permitais que eu seja separado de vós. 

   Ó minha boa Mãe Maria Santíssima, assisti-me com vossa intercessão. Amém.


   Em seguida rezam-se as ORAÇÕES FINAIS, como no primeiro dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário