segunda-feira, 9 de março de 2015

HUMILDADE DE SANTO AGOSTINHO

   EXTRAÍDO DO TRATADO SOBRE A SANTÍSSIMA TRINDADE (Livro I, c. 3, n. 5 e 6)

   "Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a sua face (Sl 104, 4).

   (...) Aquele leitor que disser: "Estou compreendendo o que se diz, mas não está bem exato", apresente a sua explicação, se o quiser, e impugne a minha, se puder. Caso, motivado pela caridade e a verdade, o levar ao meu conhecimento - se ainda eu estiver vivo - estarei colhendo frutos copiosos deste meu trabalho. Se não lhe for possível trazer ao meu conhecimento, dar-me-ia alegria e prazer se fizer a observação aos que puderem me corrigir. De munha parte, medito na lei do Senhor, senão dia e noite (Sl 1, 2), pelo menos em todos os momentos em que me é possível. Para que não venha a esquecer minhas considerações, confio-as à pena esperando da divina misericórdia a perseverança em todas as verdades que eu considerar como certas. Se, porém, cair em erro, ele me esclarecerá (Fl 3, 15), seja mediante inspirações e admoestações íntimas, seja por meio de sua palavra manifesta, seja ainda através de colóquios com os irmãos. Isto peço, e esta determinação e este desejo confio-os ao seu poder, pois ele é o único capaz de guardar o que me deu e de cumprir o que prometeu. 

   (...) A lei de Cristo, com delicadíssima autoridade, isto é, a caridade, admoesta-me e ordena-me que, quando os homens julgam que em meus livros defendi algum erro que não defendi, se o suposto erro desagradar a este e agradar àquele, que eu prefira ser repreendido pelo censor da suposta falsidade a ser louvado por um adulador. Pois, embora seja criticado pelo primeiro sem razão, o erro é censurado; no entanto, nem eu serei louvado com razão pelo adulador - pois me atribui uma opinião contrária à verdade -, nem a própria afirmação será elogiada com razão, pois ofende à verdade". 


 Observação: Outra demonstração de humildade de Santo Agostinho, este gênio do Cristianismo, foi a obra "Retractiones" = Retratações. No ano de 427 Agostinho escreveu esta obra em dois livros, em que revê afirmações contidas em obras suas já publicadas, e sobre as quais julga necessário apresentar esclarecimentos ou até correções. É um evidente sinal de humildade. É óbvio, em se tratando de um santo, nunca faltará a humildade. "Deus só dá sua graça aos humildes, enquanto, rejeita os soberbos".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário