domingo, 24 de janeiro de 2016

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 24 de janeiro

Do caminho real da Santa Cruz

 Na cruz está a salvação e a vida, na cruz a proteção contra nossos inimigos. Da cruz manam as suavidades celestiais; na cruz está a fortaleza da alma, a alegria do coração, o compêndio da virtude, a perfeição da santidade. Na há salvação da alma, nem esperança da vida eterna, senão na cruz. Toma, pois, a tua cruz, segue a Jesus e chegarás à vida eterna. Nosso Senhor foi adiante, levando às costas a sua cruz; e nela morreu por ti, para que tu leves também a tua, e nela desejes morrer. "Porque se morreres com Jesus, também com Ele viverás"; e se fores seu companheiro nos trabalhos, o serás também na glória. 
 Verdadeiramente, todo o negócio de nossa salvação consiste em amar a cruz, e em morrer nela. Nem há outro caminho para a vida e para a verdadeira paz do coração, senão o da santa cruz e da mortificação contínua. Vai onde quiseres, indaga quanto quiseres, não acharás caminho mais excelente para te elevares, nem mais seguro para te abateres, sem perigo de cair, que o da santa cruz. Dispõe e ordena todas as coisas conforme teu querer e parecer, e acharás que sempre hás de padecer alguma coisa, ou por força ou por vontade; assim não estarás nunca isento da cruz; porque ou sentirás dores no corpo, ou padecerás tribulações no espírito. Ora serás provado por Deus tirando-vos as suas consolações, ora serás perseguido do próximo; e o que mais é, muitas vezes serás pesado a ti mesmo. Para qualquer parte que vás não podes fugir da cruz, porque para onde quer que fores, levas a ti mesmo, e sempre acharás a ti mesmo. É necessário, pois, que sempre tenhas paciência, se queres paz interior, e merecer a coroa eterna. 
 Se de boa vontade levares a cruz, ela te levará, e te guiará ao termo tão desejado, onde cessarás de sofrer, mas não será neste mundo. Se de má vontade a levares, aumentar-lhe-ás o peso, e mais carregado irás: pois em todo o caso forçoso é que a leves. Se te eximires duma cruz, acharás certamente outra e por ventura mais pesada.
 Nosso Senhor Jesus Cristo disse de si: "Convinha que o Cristo sofresse, que ressuscitasse dos mortos, e assim entrasse em sua glória" (S. Luc. XXIV, 26). Como pois buscas tu outro caminho para entrar no céu que não seja o caminho real da santa cruz? 
 Toda a vida de Jesus Cristo foi cruz e martírio; e tu queres que a tua seja descanso e só alegria?
 Quando, porém, de bom grado alguém se sujeita à cruz, todo o peso da tribulação se converte em confiança em Deus que pode consolá-lo. E quanto mais se debilita a carne pela aflição, tanto mais se fortalece o espírito pela graça interior. Não é isto força humana, senão graça de Jesus Cristo, que tão poderosamente obra tão grandes coisas na carne frágil, fazendo-lhe que ame e sofra com afeto intenso aqueles mesmos males a que naturalmente tem horror e aversão.
 Quando chegares ao estado em que a aflição te seja suave e gostosa por amor de Jesus, dá-te então por feliz, porque achaste o paraíso na terra. Mas enquanto o padecer ter for molesto e buscares evitá-lo, crê que te vai mal; e onde quer que fores, contigo irá a tribulação. Ainda quando fosses arrebatado como São Paulo , ao terceiro céu, nem por isso estarias isento de padecer: "Eu lhe mostrarei, diz Jesus referindo-se a Paulo, quanto convém que ele sofra por meu nome" (At. IX,16). 
 "Aqueles que querem viver piedosamente com Jesus Cristo, terão que sofrer perseguições". Não deverias com razão padecer males, por amor de Jesus Cristo, quando todos padecem males incomparavelmente maiores por amor do mundo? 
 Quanto mais cada um morre para si mesmo, tanto mais começa a viver para Deus. Só é capaz de contemplar as coisas celestiais, o que se resolve a sofrer adversidades por Cristo! 
 Se houvera um estado mais favorável à salvação dos homens que o da cruz, Jesus Cristo sem dúvida no-lo teria ensinado de palavra e com o exemplo. Pois manifestamente exorta a seus discípulos, e a todos que desejam segui-lo, a que levem a sua cruz, dizendo: "Se alguém quiser vir após de mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me" ( S. Mat. XVI, 24).
 Meditando nestas verdades o nosso ramalhete espiritual será: "É mister passar por muitas tribulações para entrar no reino de Deus" (At. XIV, 21). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário