domingo, 17 de janeiro de 2016

LEITURA ESPIRITUAL - Dia 17 do mês

Da conversão interior

  "Se alguém me ama, disse Jesus, guardará a minha palavra, meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada" (S. Jo. 14, 23). "O reino de Deus está dentro em vós", diz também Nosso Senhor. A conversão, em última análise, consiste em deixar o pecado voltando-se para Deus. Estando na graça de Deus, é certo que Deus habita em nós. Temos o céu conosco, temos a paz de Jesus, temos tudo. Se o pecador, portanto, se converter a Deus de todo o coração e deixar as coisas enganadoras e efêmeras deste mundo, achará descanso. Estar com Jesus é um doce paraíso. 
  Aprende, pois, a desprezar as coisas exteriores e dar-te às interiores, e verás como vem a ti o reino de Deus, que é paz e alegria no Espírito Santo. Este reino nunca é dado aos ímpios. (Cf. Rom. XIV, 17). Mas Jesus põe suas delícias em morar na alma do justo. Com ela fala amigavelmente como falava a Moisés. Como é agradável a conversação com Jesus! É alívio nas penas, é paz e união inefável!. Eia, pois, alma fiel, prepara teu coração a este Esposo, para que Ele se digne de vir a ti e habitar contigo. Dá, pois, entrada a Jesus Cristo em tua alma e não consintas que outrem entre nela. Possuindo a Nosso Senhor Jesus Cristo estarás rico e de nada mais necessitas. Os homens mudam-se depressa e faltam com facilidade; Jesus, porém, vive sempre, e sua amizade permanece firme até ao fim. 
  Põe em Deus toda a tua confiança e seja Ele o teu Senhor e Pai: Ele responderá por ti e fará o que te for melhor. 
  "Não tens aqui morada permanente": onde quer que estiveres, serás estranho e peregrino, e não terás nunca descanso se não estiveres intimamente unido com Jesus Cristo. O Céu, portanto, deve ser tua morada e como de passagem hás de olhar as coisas terrenas. Tudo acaba e tu igualmente virás a ter fim neste mundo. Por isso tenhas muito cuidado para não criares amor a este mundo. Ele passa, tudo passa. Só Deus é eterno. 
  Quero dar-te o melhor conselho neste mundo: Medita na Paixão do Salvador, e habita gostosamente em suas chagas sagradas! Se devotamente recorreres a estes preciosos e sanguinolentos sinais de seu amor para conosco, sentirás grande ânimo na tribulação, não farás muito caso do desprezo dos homens, e facilmente sofrerás as palavras dos maldizentes. 
  O mesmo Jesus inocentíssimo foi também no mundo desprezado pelos homens. E, na maior aflição entre grandes afrontas, foi desamparado até de amigos e conhecidos. Então, este Senhor quis padecer e ser desprezado; e tu, à vista de tanta paciência e humildade, ousas queixar-te de alguma coisa? Jesus Cristo teve inimigos detratores; e tu queres que todos sejam teus amigos e benfeitores? Se nada queres sofrer, como serás amigo de Cristo? Achas, porventura, que fica bem um membro delicado sob uma cabeça coroada de espinhos?! Sofre, portanto, com Jesus Cristo, se queres reinar com Ele. Se amas verdadeiramente a Nosso Senhor Jesus Cristo, terás forças para te desprezares a ti mesmo. Só o amor nos dá esta força! O amante de Jesus e da verdade, o homem verdadeiramente interior e livre de afeições desordenadas, pode elevar-se sobre si mesmo em espírito, recolher-se facilmente em Deus, e n'Ele descansar com antecipado gozo. 
  O homem interior depressa se recolhe, porque nunca se entrega todo à coisas exteriores. Não o impede o trabalho exterior nem o embaraçam ocupações necessárias em certos tempos; mas acomoda-se às coisas como elas sucedem. 
  Na verdade, se estiveras bem disposto e mortificado em tuas paixões, tudo te sucederia para teu bem e aproveitamento. Examine bem o teu interior e verás que todas as tuas perturbações e desgostos vêm de que ainda não morreste de todo para ti, nem te apartaste das coisas da terra. Nada mancha nem embaraça tanto o coração do homem como o amor desordenado do dinheiro e dos prazeres da carne. Desapegando, porém, teu coração destas coisas, terás as alegrias interiores e ninguém e nada deste mundo poderá roubar-te esta alegria.  
  A alma cristã, desapegada do mundo, não tem senão um desejo para o tempo e para a eternidade: estar unida a Jesus Cristo, com aquela união inefável que excede todo entendimento humano. Desapegada das coisas do mundo (dinheiro, riquezas, honras e prazeres), longe do bulício do mundo, no silêncio, a alma conversa com Jesus com muita unção e suavidade. 
  Ó Jesus, meu Bom Pastor e Senhor desta pobre alma, levai-a para Vós e não permitais que nenhuma criatura dela se aposse. Todo sois formoso, meu Jesus, todo manso, todo suave; sede a minha consolação neste mundo, para serdes depois o enlevo de minha alma na eternidade. 
   O ramalhete espiritual de hoje: "Quem me ama, disse Jesus, guarda meus mandamentos, meu Pai também o amará, e viremos a ele e faremos nele morada". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário