terça-feira, 13 de setembro de 2016

JUSTIFICAÇÃO - UMA ALEGORIA ( a )

   136. UMA ALEGORIA (a).

   Suponhamos um homem que vive aqui na terra, sabendo, portanto, que um dia há de morrer. De vez em quando vem à sua procura o Rei dos Céus, que sempre lhe está propondo uma ótima ideia: deixar esta terra e ir para o Céu, um lugar maravilhoso, onde se tem a vida eterna. Afinal um dia se resolve a aceitar a proposta. Quer ir para o reino deslumbrante de imensas riquezas, onde se vive eternamente a verdadeira vida, a vida bem-aventurada. 

   - Que devo fazer para chegar até o Céu? - pergunta ele.

   - Bem, diz-lhe o Rei dos Céus, o Céu é lá em cima. Você não pode chegar até lá, se continua a caminhar aqui com seus pés fincados na terra. Tem que subir, tem que tomar um avião.

   - A empresa já se está tornando mais difícil. Onde hei de ir conseguir este avião?

   - É muito fácil. Você dá comigo algumas passadas e um pouco mais adiante, eu lhe darei um belo avião de presente, para que Você possa subir aos Céus. Não lhe custa nada; porque este avião eu já o paguei e por muito bom preço. E há também uma coisa: Você é quem vai dirigi-lo.

   Paremos aqui um pouco a nossa alegoria para explicar logo os seus símbolos. O homem que vive aqui na terra simboliza aquele que se acha em estado de pecado mortal. Enquanto ele está aqui na terra, isto é, enquanto está em pecado, o fim que o está aguardando é a morte que no caso representa a morte da alma, ou seja, a condenação eterna. Aqueles primeiros encontros com o Rei dos Céus simbolizam A GRAÇA ATUAL que procura iluminar, comover e atrair a alma do pecador. O dia em que se resolve a seguir a sua viagem é o dia em que se resolve a seguir a Cristo para ganhar o Céu. O avião que ele deve tomar é a GRAÇA SANTIFICANTE, que o eleva a uma grandeza sobrenatural, que faz o homem subir, altear-se acima de sua própria natureza, e só assim com a graça santificante é que o homem está em marcha para o Céu; enquanto não a possui, ele está na terra, ou melhor, no lodo, está em pecado, e não está fazendo nada para a conquista da vida eterna. As poucas passadas que o homem dá até alcançar o avião representam as disposições necessárias para o homem receber a graça como são a fé, o arrependimento, a esperança etc., unidas ao Batismo, se é um adulto que o recebe, ou à absolvição sacramental, se já foi batizado em criança. Ele vai dirigir, porque desde que é livre, ele próprio é que deve encaminhar-se para o Céu. Se é uma criança que o recebe, não precisa dar passada alguma para alcançar o avião; graças ao interesse dos pais dela, o Rei dos Céus a coloca na GRAÇA SANTIFICANTE  e Ele mesmo vai dirigindo, até que um dia a criança desperte à luz da razão e nesta hora a direção lhe é confiada. Se o Rei dos Céus a chama para o seu reino antes disto: eis aí uma pessoa que alcançou o Céu sem as obras, justamente como querem os protestantes. O avião da GRAÇA SANTIFICANTE  nos é dado gratuitamente, porque já foi pago por Cristo na Cruz, o qual por sua morte redentora, mereceu para nós toda a graça que nos é necessária para a salvação.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário