domingo, 11 de setembro de 2016

JUSTIFICAÇÃO E GRAÇA NA EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS



   Sobre a PASSAGEM DO ESTADO DE PECADO PARA O DE GRAÇA SANTIFICANTE fala também um versículo da Epístola aos Efésios, muito citado pelos protestantes. É a ressurreição espiritual dos que estavam mortos pelo pecado.
   Vejamos as palavras de São Paulo, referindo-se a Cristo: Ele é quem vos deu a VIDA, quando vós estáveis MORTOS PELOS VOSSOS DELITOS E PECADOS, em que noutro tempo andastes segundo o costume deste mundo, segundo o príncipe das potestades deste ar, o príncipe daqueles espíritos que agora exercitam o seu poder sobre os filhos da infidelidade, entre os quais vivemos também TODOS NÓS em outro tempo SEGUNDO OS DESEJOS DA NOSSA CARNE, FAZENDO A VONTADE DA CARNE E DOS SEUS PENSAMENTOS, E ÉRAMOS POR NATUREZA FILHOS DA IRA, como também os outros (Efésios II- 1 a 3).

   Tendo descrito o estado deplorável em que se encontravam antes da conversão os Efésios, a quem escreve, São Paulo mostra que DESTA DEPRAVAÇÃO, DESTE HORRENDO E MISERÁVEL ESTADO DE PECADO agora eles ESTÃO SALVOS (pois este é o sentido da palavra SALVOS empregada pelo Apóstolo, conforme já provamos no nº 88) e passa a frisar que esta transformação foi realizada pela graça mediante a fé, pois iluminados pela fé que os arrancou das trevas do paganismo, vieram depois a alcançar a graça santificante. Esta transformação não veio como prêmio ou consequência DAS OBRAS, pois, antes de se converterem, que faziam eles? Obras más, como faziam os outros. Não foi porque tivessem realizado melhores obras do que os não convertidos, que eles se converteram. Não veio deles, pois A VOCAÇÃO PARA A FÉ é um DOM DE DEUS. 

   Assim não podem gloriar-se de sua superioridade moral sobre os gentios, porque sua conversão da gentilidade, para o Cristianismo, sua passagem da vida de pecado para o estado de graça foi uma dádiva, um benefício de Deus.

   Ninguém pode gloriar-se de suas virtudes, pois a virtude não é possível sem a graça, e a graça não é dada em prêmio das obras: a graça é dada "de graça": Mas Deus, que é rico em misericórdia, pela sua extremada caridade com que nos amou, ainda QUANDO ESTÁVAMOS MORTOS PELOS PECADOS, nos DEU VIDA juntamente EM CRISTO (POR CUJA GRAÇA SOIS SALVOS)  e com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos Céus com Jesus Cristo, para mostrar nos séculos futuros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua bondade sobre nós outros em Jesus Cristo. Porque PELA GRAÇA é que SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ, e isto não vem de vós, porque é UM DOM DE DEUS; não vem das nossas obras, para que ninguém se glorie (Efésios II-4 a 9).

   Uma vez recebida a graça santificante, a alma que estava morta pelo pecado torna-se uma NOVA CRIATURA,  uma criação de Deus, criação maravilhosa, superior a toda criação material, agora pode produzir frutos para a vida eterna, pois foi sobrenaturalmente criada, justamente para isto, para caminhar pela estrada das boas obras. E, assim termina São Paulo: Porque somos FEITURA DELE MESMO, CRIADOS em Jesus Cristo, para BOAS OBRAS que Deus preparou, para caminharmos nelas (Efésios II-10).

   Deus prepara as boas obras, pois Ele pela sua Providência é quem encaminha os nossos passos: se nos faz viver em tal época e em tal localidade, conviver com estas e aquelas pessoas, das quais uma necessita de nossa ajuda material, outra nos rouba o sossego, outra nos faz um benefício etc, Deus assim nos vai oferecendo ocasião para a esmola, para a paciência, para a gratidão. Deus prepara as nossas obras também oferecendo-nos sempre o auxílio de sua graça, sem a qual não podemos praticá-las. Mas daí não se segue absolutamente que sejam obras exclusivas de Deus: uma vez que somos livres, e está no nosso poder fazer o mal ou fazer o bem, Deus prepara as boas obras afim de nelas caminharmos LIVREMENTE para o Céu. O Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai com os seus anjos; e então dará a cada um a PAGA segundo as suas OBRAS (Mateus XVI-2). Todos os que se acham nos sepulcros ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que OBRARAM BEM sairão para a ressurreição da vida; mas os que OBRARAM MAL sairão ressuscitados para a condenação (João V-28 e 29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário