sábado, 14 de dezembro de 2013

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ SEM AS OBRAS DA LEI - ( 4 )

   113. LEI DE CRISTO.

   Vindo Cristo ao mundo, promulgou a sua lei, que veio substituir e aperfeiçoar a lei mosaica. Ele exige igualmente a observância dos 10 mandamentos: Se tu queres entrar na vida, GUARDA OS MANDAMENTOS (Mateus XIX-17), os quais, portanto, estão de pé na Nova Lei, embora não estejam mais em vigor aquelas penas que existiam na Lei Antiga, segundo a qual devim ser apedrejados o filho contumaz e rebelde (Deuteronômio XXI-18 a 21), a esposa que não foi encontrada virgem (Deuteronômio XXII-20 e 21), aqueles que cometiam adultério (Deuteronômio XXII-22. O que não exclui naturalmente as penas impostas pela justiça de Deus na outra vida.

   A respeito do matrimônio, Cristo se mostra mais rigoroso do que a Lei Antiga, ensinando a unidade e indissolubilidade do casamento (Marcos X-11 e 12), quando na Lei Antiga havia o direito de repudiar o homem à mulher que não for agradável a seus olhos pro causa dalguma fealdade (Deuteronômio XXIV-1) e casar com outra.

   Prescrevendo a prática dos mandamentos, o Divino Mestre insiste na sua parte mais importante: o amor de Deus e o amor do próximo, sem deixar de tornar mais rigorosa a obrigação da castidade (Mateus V-27 e 28).

   Além dos mandamentos, Cristo impõe outros preceitos: há os sacramentos da Nova Lei e assim em vez da circuncisão é obrigatório o Batismo: Quem não renascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no reino de Deus (João III-5). Outra lei nos impõe Jesus Cristo nestas palavras: Se não comerdes a carne do Filho do Homem e beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós (João VI-54).

  Em suma Cristo é não só o Salvador, o Mestre da verdade, mas também um Legislador que nos veio apontar, pela sua lei santa e sublime, o caminho da salvação. 

   SEMPRE O DECÁLOGO.

   Já demos uma ideia da distinção entre a lei natural, a lei mosaica e a lei cristã. Mas o que não pode passar despercebido nesta exposição é que de uma forma ou de outra, ou seja na lei natural, ou no judaísmo  ou na lei de Cristo, ou mais ou menos rigorosos, ou mais ou menos explícitos, os 10 mandamentos sempre estão de pé. É a lei de Deus eterna que impera no coração do homem, seja qual for a época, religião ou raça a que pertença, seja maior ou menor o seu conhecimento da vontade divina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário