terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ SEM AS OBRAS DA LEI - ( 6 )

   116.  SÃO TIAGO E SÃO PAULO.

   Somente à luz da distinção entre estas duas noções, é que se podem conciliar o ensino de São Tiago e o de São Paulo, CONCILIAÇÃO esta IMPRESCINDÍVEL, pois não pode haver contradição nas Escrituras. Um fala em OBRAS; o outro, em OBRAS DA LEI, o que já vem a ser duas coisas diferentes.

   Dizendo: Não vedes como pelas OBRAS é justificado o homem, e não pela fé somente? (Tiago II-24). São Tiago nos mostra claramente que a fé não basta para a salvação, sendo necessárias também as BOAS OBRAS, em cumprimento da lei de Cristo.

   Dizendo: O homem é justificado pela fé,sem as OBRAS DA LEI (Romanos III-28; Gálatas II-16), São Paulo nos mostra que para o homem tornar-se justo diante de Deus, o caminho a seguir é a fé em Cristo, a fiel submissão a seus divinos ensinamentos, não sendo mais obrigatórios aqueles ritos, purificações e observâncias da lei mosaica, porque esta não está mais em vigor.

   Desprezando completamente o ensino de São Tiago, que é tão infalível como o de São Paulo, porque também faz parte da Bíblia, Lutero e Calvino se aproveitaram desses textos em que o Apóstolo das Gentes nos diz que o homem é justificado pela fé em Cristo, sem as obras da lei, para afirmar que São Paulo nos ensina que estamos completamente livres da obrigação de obedecer aos mandamentos, à lei de Deus, estamos livres de todas as leis, pois Cristo não é legislador, não nos impôs nenhum preceito, veio apenas oferecer-nos a salvação pela fé (!!).

   Pelo que foi exposto até aqui, o leitor já percebe claramente a adulteração que se faz assim das palavras de São Paulo. Mais ainda o perceberá, estudando ambas as frases no seu respectivo contexto. Vale a pena o trabalho, porque conseguiremos mais uma vez desfazer as confusões que fazem os nossos queridos irmãos separados, completamente perdidos naquele intrincado estilo do Apóstolo São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário