segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 37 )

   106. A NOVA CRIATURA.

   Quando São Paulo nos diz que aquele que está em Cristo é uma nova criatura, não é no sentido de que este homem deixou de ser livre para fazer o mal; nem que ficou nele extinto o fogo das paixões e das más inclinações da nossa natureza. Quer dizer que este homem se tornou outro diante de Deus pela graça santificante, que o torna agradável aos olhos do seu Criador; e se tornou outro aos olhos dos homens, pelo seu modo de proceder que todos veem ser proceder de um verdadeiro cristão, muito diferente do modo de agir dos pagãos que viviam mergulhados na corrupção, ou dos judeus que eram cheios de maldade e de hipocrisia. Mas São Paulo não diz com esta frase que esta situação é inamissível.

   Se está em Cristo, é uma nova criatura; mas, homem como é, fraco, sujeito a tentações, se não coopera com a graça e cai no pecado mortal, enquanto permanecer neste triste estado, já não está mais em Cristo, porque d'Ele se afastou pelo pecado; e já não é mais a nova criatura, porque está privado da graça santificante e está agindo à maneira do velho homem.

   O mesmo São Paulo, na sua Epístola aos Efésios, exorta os cristãos a se despojarem do homem velho (Efésios IV-22) e a se revestirem do novo: VESTI-VOS DO HOMEM NOVO, que foi criado segundo Deus em justiça e em santidade de verdade (Efésios IV-24). Como poderão revestir-se deste homem novo? O Apóstolo o mostra em seguida com uma série de exortações: PELO QUE renunciando a mentira, fale cada um a seu próximo a verdade... Se vos irardes, seja sem pecar... Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais... Nenhuma palavra má saia da vossa boca... Não entristeçais ao Espírito Santo... toda a amargura e ira e indignação e gritaria e blasfêmia, com toda a malícia, seja desterrada dentre vós outros... Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros (Efésios IV-25 a 32) E nos dois capítulos seguintes continuam as exortações. É, portanto, PELAS SUAS OBRAS, PELO SEU MODO DE PROCEDER que o cristão se vai tornar um homem novo. Se fosse por uma operação miraculosa em que o homem automaticamente fica transformado em impecável, entrando crisálida e saindo borboleta, não eram necessárias tantas recomendações: bastava mandar CRER em Cristo. 

   Aquelas exortações mostram muito bem que quem não proceder segundo a norma traçada pelo Apóstolo, jã não estará agindo como o NOVO,  mas sim como O VELHO HOMEM.

   Não admitindo nenhuma distinção entre pecado mortal e pecado venial, reconhecendo também que com o pecado na alma ninguém pode entrar no Céu, o protestante tem que admitir que a NOVA CRIATURA se tem a certeza absoluta da salvação, é porque não comete nenhum pecado nem grave, nem leve.

   Entretanto, a Bíblia nos diz que todo homem cai em pecados (o que se há de entender: pelo menos em pecados leves); vejamos esta palavra de São Tiago: TODOS NÓS tropeçamos em muitas coisas (Tiago III- 2). Tropeçar aí quer dizer pecar, pois logo em seguida o Apóstolo mostra que uma destas coisas em que tropeçamos facilmente é no que diz respeito à língua: Se algum não tropeça em qualquer palavra, este é varão perfeito (Tiago III-2).

   E Nosso Senhor ensinou-nos a orar dizendo sempre: Perdoai-nos as nossas dívidas (Mateus VI-12), o que mostra que todos os cristãos, ainda mesmo os mais justos e santos, têm sempre alguma coisa de que se penitenciar perante Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário