sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 36 )

   104. DEUS É IMUTÁVEL; MAS NÓS?!

   O homem é fraco e o seu coração está sujeito a mudanças. Pode ter hoje as melhores disposições e amanhã começar a nutrir sentimentos bem diversos. 

   Entre os próprios que CREEM, isto pode verificar-se. Há uns que CREEM E NO TEMPO DA TENTAÇÃO VOLTAM ATRÁS, como disse Nosso Senhor Jesus Cristo no Evangelho. E a experiência de cada dia nos mostra que aquele que é hoje filho dócil, obediente e amoroso pode amanhã, atraído pelo vício ou pelos maus companheiros, tornar-se um filho rebelde; aquele que foi durante muitos anos um esposo inteiramente dedicado à sua esposa e que jamais pensou em infidelidade pode, de uma hora para outra, ceder à tentação de adultério. A moça que sempre resistiu bravamente às insinuações do sedutor, pode algum dia fraquejar. O empregado que foi correto e fidelíssimo durante longo tempo, pode afinal cair em falta. E assim por diante, para só falarmos em pecados graves. Isto se pode dar com qualquer pessoa, seja qual for a sua religião. Nisto não há fatalidade, nem influência do destino, como querem alguns; mas apenas a liberdade humana, que pode a cada momento ceder à tentação do mal, a inconstância do coração humano, a fragilidade da nossa pobre natureza, fragilidade esta que trouxemos do berço e levamos ao túmulo.

   105. A TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM.

   A transformação no coração humano, o Evangelho a realiza por si só ou somente pode realizá-la mediante o esforço e a cooperação do homem? Se a realizasse por si só, nenhum de nós poderia ser melhor transformado do que Judas Iscariotes: ele tinha conhecimento da doutrina e dos prodígios do Divino Mestre, não pelos livros como nós o temos, mas ouvindo as palavras da própria boca do Salvador e presenciando pessoalmente os milagres evangélicos. E no entanto, em vez de santificar-se, mergulhou no endurecimento.

   O mesmo Deus que diz ao seu povo, por intermédio do profeta Ezequiel: Dar-vos-ei UM CORAÇÃO NOVO e porei UM NOVO ESPÍRITO no meio de vós, e tirarei da vossa carne o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne (Ezequiel XXXVI-26) é também Aquele que igualmente pelo profeta Ezequiel manda a este mesmo povo que CRIE EM SI UM CORAÇÃO NOVO E UM ESPÍRITO NOVO: Convertei-vos e fazei penitência de todas as vossas iniquidades, e a iniquidade vos não trará ruína. Lançai para muito longe de vós todas as vossas prevaricações, de que vos fizestes culpáveis E FAZEI-VOS UM CORAÇÃO E UM ESPÍRITO NOVO (Ezequiel XVIII-30 e 31). Não é possível a santificação, se não se realizam conjuntamente A AÇÃO DE DEUS E A NOSSA; ambas são indispensáveis. Faça o homem o que está ao seu alcance e Deus não lhe negará a sua graça; a graça, pode, então, realizar maravilhas.

   Imaginar que vamos para o Céu carregados docemente por Jesus, sem nenhum esforço de nossa parte, não passa de um sonho ditado pelo nosso velho comodismo; o cristão tem que lutar como um bom SOLDADO DE JESUS CRISTO (2ª Timóteo II-3) e se dá no Reino de Deus o mesmo que acontece nos jogos públicos: o homem não é coroado senão depois que COMBATEU segundo a lei (2ª Timóteo II-55). 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário