segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 30 )

   102. OS BATISTAS E A CERTEZA DA SALVAÇÃO (d).

   Mas vejamos o livro [O Que Creem os Batistas]: "Como posso saber se sou um dos eleitos? é em geral a inquirição de uma alma mórbida. Todas as vezes que surgir a dúvida, volte-se a alma para Jesus. Em vez de alimentar dúvidas, esta grande doutrina da Palavra de Deus dá maior certeza" (O Que Creem os Batistas, O.C.S. Wallace, 1945 pág. 71).

   De modo que o crente batista, assaltado pela dúvida se já está salvo ou não, abre a sua Bíblia e nela vai encontrar o remédio para suas inquietações, vai buscar o conforto naqueles grandes ensinamentos: Quem crê no Filho, tem a vida eterna; Crê em Jesus, e serás salvo; Quem crer, não será confundido etc, etc. E aquieta-se completamente sob o efeito destas sublimes palavras.

   Sim, aquieta-se completamente... se quiser realmente iludir-se a si mesmo. Porque, se quiser REFLETIR um pouquinho que seja, logo perguntará: Quando a Bíblia diz: O que crê no Filho tem a vida eterna; Crê em Jesus, e serás salvo; Quem crer, não será confundido etc, ela se refere ao crente verdadeiro ou ao crente só de nome?

   - Refere-se só ao CRENTE VERDADEIRO.
   - E eu? Sou crente verdadeiro ou só de nome?
   - Isto não sabes agora. Porque crente verdadeiro é aquele que se conserva regenerado, que se mantém liberto do pecado até o fim da sua vida. 

   E assim fica o homem exatamente na mesma dúvida.
   Nesta matéria de certeza da salvação, a situação do batismo é, de acordo com a sua própria doutrina, a mesma situação em que se encontra o católico. 

   O católico, ainda que se encontre em estado de graça, mesmo que sinta que Deus está habitando no seu coração, porque a sua consciência não o acusa de falta grave, e de todos os pecados passados está arrependido e perdoado, ainda assim NÃO PODE GARANTIR COM CERTEZA QUE IRÁ PARA O CÉU; seria uma presunção da sua parte, porque seria o mesmo que garantir que na hora da morte estará conservando esta mesma graça santificante; garantir pela própria fidelidade é confiar demais em si mesmo. Pode, sim, ter uma FIRME ESPERANÇA, porque a graça de Deus jamais lhe faltará; se tiver sempre boa vontade em cooperar com ela, se salvará com toda a certeza.

   O batista, ainda mesmo que esteja de boa fé, que esteja procedendo bem, que sinta o bom testemunho de sua consciência, porque, na hipótese, sua conduta é em todos os pontos irrepreensível e ainda mesmo que esta boa situação, já a tenha conservado durante anos seguidos, mesmo assim NÃO PODE GARANTIR COM CERTEZA QUE IRÁ PARA O CÉU, porque no Céu só poderão entrar aqueles que são crentes verdadeiros, e ele não sabe ainda se é crente verdadeiro, pois "A DEMONSTRAÇÃO DE SER ALGUÉM UM CRENTE VERDADEIRO SÓ É COMPLETA NO FIM DA VIDA". (O Que Creem os Batistas, O.C.S. Wallace, 1945 pág. 84). 
                                                      (Continua no próximo post= 102, (e). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário