sábado, 14 de setembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 15 )

   92. SEI EM QUEM TENHO CRIDO.

   É próprio da Humanidade interpretar as palavras que ouve sempre de acordo com os seus próprios sonhos ou com o seu particular interesse. Por isto, tendo-se encasquetado no cérebro de muitos protestantes a ideia de que não podem mais perder-se de maneira alguma, alimentando eles continuamente esta sonho de uma segurança absoluta aqui na terra, em matéria de salvação, vivem querendo firmar-se, para sustentar esta teoria tão estranha, em textos do Novo Testamento que nada têm que ver com o caso.

   Tomemos, por exemplo, esta palavra de São Paulo a Timóteo: Sei a quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito para aquele dia (2ª Timóteo I-12).

   Consideram tais protestantes estas palavras como um hino em que São Paulo canta e em que todo cristão deve cantar também a sua CERTEZA ABSOLUTA DA SALVAÇÃO. Mas é preciso perguntar: É deste assunto que está falando São Paulo? Que quer dizer o Apóstolo, quando assevera a sua confiança de que Cristo conservará o seu depósito? Que significa neste caso a palavra DEPÓSITO (no grego PARATHÉKE)? Esta palavra aparece mais duas vezes no Novo Testamento, sempre empregada por São Paulo e sempre nas suas epístolas a Timóteo. Uma delas é logo dois versículos mais adiante. São Paulo diz ao seu discípulo: Guarda o bom DEPÓSITO pelo Espírito Santo que habita em nós outros (2ª Timóteo I-14). E a outra, ao terminar a 1ª Epístola ao mesmo discípulo: Ó Timóteo, guarda o DEPÓSITO, evitando as profanas novidades de palavras e as contradições duma ciência de falso nome, da qual fazendo alguns profissão, descaíram da fé (1ª Timóteo VI-20 e 21).

   Vê-se aí claramente nesta última citação que o que São Paulo chama DEPÓSITO  é a doutrina de Cristo, a doutrina do Evangelho que ele, Paulo, juntamente com os demais Apóstolos DEPOSITARAM no mundo, aos cuidados da Igreja docente que tem de conservá-la fielmente e, portanto, aos cuidados do próprio Timóteo, que é também um insigne pregador da Igreja e deste mesmo Evangelho.

   Este mesmo sentido, DEPÓSITO = DOUTRINA DO EVANGELHO cabe perfeitamente naquelas duas outras frases em que esta palavra se encontra, como se vê evidentemente pelo contexto. Paulo está preso (2ª Timóteo I-8) por causo do Evangelho, no qual, diz ele, eu fui constituído pregador e apóstolo e mestre das gentes (2ª Timóteo I-11). Sofrendo perseguições por causa do Evangelho, São Paulo não se envergonha por isto, nem se considera derrotado, porque sabe que Cristo é Todo-Poderoso e pode conservar no mundo perpetuamente o depósito dele, Paulo, isto é, a doutrina sublime do Evangelho que ele ensinou. Por cuja causa também padeço isto, mas não me envergonho; porque sei a quem tenho crido e que Ele é poderoso para guardar o meu DEPÓSITO  para aquele dia (2ª Timóteo I-12). É com este pensamento de que Cristo vela pela conservação da doutrina do Evangelho, que São Paulo exorta a Timóteo a continuar fiel em conservar esta doutrina, este bom DEPÓSITO, com o auxílio do Divino Espírito pois diz LOGO EM SEGUIDA: Guarda a forma das sãs palavras que me tens ouvido na fé e no amor em Jesus Cristo. Guarda o BOM DEPÓSITO pelo Espírito Santo que habita em nós outros (2ª Timóteo I-13 e 14).

   Como é que podem ver aí os protestantes um argumento de que hão de salvar-se, dê no que der, e com infalível certeza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário