sábado, 7 de setembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 14 )

   91. QUALQUER PESSOA PODE PERDER-SE (c).

   É o que nos ensina também São Pedro: E se invocais como Pai Aquele que sem acepção de pessoas julga segundo a obra de cada um, vivei EM TEMOR durante o tempo da vossa peregrinação (1ª Pedro I-17). É um temor baseado na consideração do julgamento de Deus, que é Pai, mas é também Juiz Justíssimo, sem fazer acepção de pessoas. Porque, segundo a doutrina de São Pedro, é deplorável o estado daqueles que tendo seguido o bom caminho, dele se desviaram: Se depois de se terem retirado das corrupções do mundo pelo conhecimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador, se deixam delas vencer, enredando-se de novo, é o seu último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes era não ter conhecido o caminho da justiça do que, depois de o ter conhecido, tornar para trás, deixando aquele mandamento santo que lhes fora dado. Porque lhes sucedeu o que diz aquele verdadeiro provérbio: Voltou o cão ao que havia vomitado; e: A porca lavada tornou a revolver-se na lamaçal (2ª Pedro II-20 a 22). Por isso São Pedro aconselha a mortificação e a contínua vigilância: Sede sóbrios e vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda ao derredor de vós, como um leão que ruge, buscando a quem possa devorar (1ª Pedro V-8).

   Esta doutrina dos Apóstolos de que aquele que está no bom caminho pode perder-se, desviando-se dele, é confirmada ainda pelo ensino do Antigo Testamento e pelas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

   Ouçamos o que diz o profeta Ezequiel: Se o justo se apartar da sua justiça e vier a cometer a iniquidade, segundo todas as abominações que o ímpio costuma obrar, acaso viverá ele? De nenhuma das obras de justiça que tiver feito se fará memória: na prevaricação com que prevaricou e no seu pecado que cometeu, nestas mesmas circunstâncias morrerá (Ezequiel XVIII-24). 

   E Nosso Senhor Jesus Cristo diz aos Apóstolos: Vós já estais puros em virtude da palavra que eu vos disse. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós (João XV-3 e 4) para dizer, dois versículos mais adiante: Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora como a vara, e secará, e enfeixá-lo-ão e lançá-lo-ão no fogo, e ali arderá (João XV-6). 

   De tudo isto se conclui que, se a Bíblia usa algumas vezes esta expressão - estarmos salvos - isto quer dizer: estarmos no caminho da salvação (e estão no caminho da salvação aqueles que possuem a graça santificante pela VERDADEIRA FÉ e pela OBSERVÂNCIA DOS MANDAMENTOS DE JESUS), mas daí não se segue que seja a salvação definitiva, sem perigo algum de perder-se. Também do doente que, depois de encontrar-se em estado grave, conseguiu a cura, se diz que ESTÁ SALVO,  e no entanto ele ainda pode recair na sua enfermidade mortal.  

   Salvação definitiva para o fiel, de tal forma que ele não possa jamais perder-se, virá na hora da morte, se ele perseverar até o fim: O que, porém, perseverar até o fim, esse é que será salvo (Mateus X-22).                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Um comentário:

  1. Há alguns evangélicos que têm tanta certeza de sua salvação, que um desses me disse que sabe até "onde ficará junto do Pai"...
    Mostrei-lhes que salvação é dom de Deus, não podemos dispor de nossas obras como pagamento e garantia: "Quando houveres feito tudo... etc., e que nem S Paulo arrogava para si o direito de ser salvo.
    Considerei sempre deles isso de comportamento arrogante, orgulhoso e soberbo; só mesmo Edir Macedo e outros com idem teorias anti evangélicas.
    Como insistia, era meu conhecido, disse a ele: "Cuidado com o céu da boca da onça"...

    ResponderExcluir