sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO ( 13 )

   91. QUALQUER PESSOA PODE PERDER-SE (b).

   Assim como se pode perder a salvação, perdendo-se a fé, pode-se perder também pelos pecados que são contrários às demais virtudes.

   Lê-se na Epístola aos Hebreus: É impossível que os que foram uma vez iluminados, que tomaram já o gosto ao dom celestial e que foram feitos participantes do Espírito Santo, que gostaram igualmente a boa palavra de Deus e as virtudes do século vindouro, E DEPOIS DISTO CAÍRAM, é impossível, digo, que eles tornem a ser renovados pela penitência, pois crucificaram de novo ao Filho de Deus em si mesmos e O expõem ao ludíbrio (Hebreus VI-4 a 6). Trata-se aí de apóstatas que tinham recebido graças especialíssimas, como por exemplo, um sacerdote; trata-se de uma impossibilidade moral e não absoluta; o que é moralmente impossível pode realizar-se por um milagre e a graça de Deus também faz os seus milagres. Mas as palavras do Apóstolo mostram muito bem que nem mesmo aqueles que já foram iluminados, que já foram feitos participantes do Espírito Santo estão livres de cair, e caindo de tão alto, não se lhes torna nada fácil levantar-se.

   É por isto que o próprio São Paulo que se confessa atormentado na sua carne - permitiu Deus que eu sentisse na minha carne um estímulo, que é o anjo de Satanás para me esbofetear (2ª Coríntios XII-7) - fala nas mortificações e penitências que faz no seu próprio corpo para não cair no número dos réprobos : Castigo o meu corpo e o reduzo à servidão, para que não suceda que, havendo pregado aos outros, venha eu mesmo a ser reprovado (1ª Coríntios IX-27). O perigo que ele vê para si, também o vê nos fiéis: Aquele, pois, que crê estar em pé veja não caia (1ª Coríntios X-12). Nesta palavra de São Paulo deveriam meditar muito seriamente os protestantes que julgam estar em pé e que com tanta presunção e arrogância garantem que infalivelmente, certissimamente serão levados para o Céu, no próprio momento da morte. Falando sobre a rejeição dos judeus, diz São Paulo ao cristão que está FIRME NA FÉ, ao cristão leal e fervoroso: TU PELA FÉ ESTÁS FIRME; pois, não te ensoberbeças por isso, mas TEME; porque, se Deus não perdoou aos ramos naturais, deves tu temer que Ele te não perdoe a ti. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: a severidade, por certo, para com aqueles que caíram, e a bondade de Deus para contigo, SE PERMANECERES NA BONDADE; DOUTRA MANEIRA também tu SERÁS CORTADO (Romanos XI-20 a 22). E em vez de procurar incutir uma ilusória segurança, aconselha o temor: Olhai a vossa salvação COM RECEIO e COM TREMOR (Filipenses II-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário