quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 12 )

   91.  QUALQUER PESSOA PODE PERDER-SE (a).

   Vimos, portanto, que a Bíblia fala na salvação e na vida eterna como um bem que já se adquiriu ou que ainda se vai possuir. Resta-nos saber que este bem que já foi adquirido pode ou não pode perder-se, se o indivíduo que aqui na terra foi salvo pode depois perder esta salvação. É uma salvação definitiva, que se realiza infalivelmente, ou é uma salvação que se vai realizando debaixo de uma condição: a de manter-se o homem neste bom caminho? Pode o homem decair deste estado de graça, que a Escritura chama VIDA ETERNA?

   Ora, ao contrário do que ensinou Calvino, a Bíblia nos mostra que se pode perder a fé. Se a fé é necessária para a salvação, segue-se que a salvação adquirida nesta vida pode perder-se.

   Vejamos. Nosso Senhor, na parábola do Semeador, explicando qual é a semente que cai no pedregulho, diz: Quanto à que cai em pedregulho, significa os que recebem com gosto a palavra, quando a ouviram; e estes não têm raízes, porque até certo tempo CREEM  e no tempo da tentação VOLTAM ATRÁS (Lucas VIII, 13). São Paulo fala em alguns que perderam a fé, porque não souberam conservar a boa consciência, ou porque se deixaram levar pela avareza: Conservando a fé e a boa consciência, a qual porque alguns repeliram, NAUFRAGARAM NA FÉ; deste número é Himeneu e Alexandre, os quais eu entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar (1ª Timóteo I-19 e 20). A raiz de todos os males é a avareza, a qual cobiçando alguns SE DESENCAMINHARAM DA FÉ (1ª Timóteo VI-10). No fim da mesma Epístola, São Paulo fala de alguns que também descaíram da fé (1ª Timóteo VI-21) já por outro motivo: enredaram-se com as profanas novidades de palavras e uma ciência da falso nome (VI-20).

   Na 2ª Epístola aos Coríntios, o Apóstolo fala na fé pela qual Deus resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo (2ª Coríntios IV-6) mas, logo após, acrescenta: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a sublimidade seja da virtude de Deus, e não de nós (2ª Coríntios IV-7). O que mostra muito bem que facilmente podemos perder a fé, porque vasos de barro se podem quebrar com facilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário