quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 9 )

   89. DUPLO CONCEITO DE VIDA ETERNA (b).

   Como a vida eterna do Céu vai ser a felicidade de uma íntima união com Deus e esta felicidade já se pode gozar aqui na terra pela VIDA DA GRAÇA, como pode entrar no Céu aquele que já daqui da terra leva em sua alma esta vida sobrenatural, a qual assim vai continuar no outro mundo e continuar muito mais esplendorosa e feliz, a Escritura, em outras passagens, já chama VIDA ETERNA  a vida sobrenatural da graça, que possuem neste mundo aqueles que estão unidos a Deus, por estarem com a consciência limpa de qualquer pecado grave: Quem ouve a minha palavra e crê n'Aquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida (João V-24). O que come a minha carne e bebe o meu sangue TEM A VIDA ETERNA, e eu o ressuscitarei no último dia (João VI-55). Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho... tu Lhe deste poder sobre todos os homens, afim de que Ele dê a vida eterna a todos aqueles que tu Lhe deste. A VIDA ETERNA, porém, consiste em que eles conheçam por um só verdadeiro Deus a ti, e a Jesus Cristo, que tu enviaste (João XVII-1 a 3). A graça de Deus é a VIDA PERDURÁVEL em Nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos VI-23). O que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus... E este é o testemunho, que Deus nos deu a VIDA ETERNA, e esta vida está em seu Filho. O que tem ao Filho tem a vida; o que não tem ao Filho não tem a vida. Eu vos escrevo estas coisas, para que saibais que TENDES A VIDA ETERNA, os que credes no nome do Filho de Deus (1ª João V-10 a 13). 

   -  Aqui dirão os Protestantes: Se nós temos já neste mundo a VIDA ETERNA, quer dizer que não podemos perdê-la. Se é eterna, é porque vai durar eternamente.

     -  Não há dúvida que a vida da graça, a vida de que goza aquele que está em união com Cristo pela graça santificante é eterna, no sentido de que ela por si não se extingue. Vem a morte corporal, mas aquele que estava unido a Cristo continuará vivendo a sua vida de união com Deus. Porém esta vida é incompatível com o pecado grave; e aquele que o comete renuncia a este DOM ETERNO. É como se nos dessem um objeto de ouro ou um livro solidamente encadernado e nos dissessem que se trata de um presente QUE NÃO TEM FIM; de fato não terá fim, se nós mesmos não resolvermos destruí-lo ou metê-lo no fogo. 
   O que nos vale é que, pela misericórdia divina, se perdemos a vida eterna pelo pecado mortal, podemos readquiri-la , sendo para isto indispensável o arrependimento. 

Continua no próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário