segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 8 )

   89. DUPLO CONCEITO DE VIDA ETERNA (a).

   O que se dá com o verbo SALVAR, também se dá nas Escrituras com a expressão REINO DOS CÉUS,  que tanto pode designar o reino dos bem-aventurados lá no Céu, na glória da eternidade, como pode designar aqui na terra a Igreja, que prepara os homens para este reino.
   E o mesmo se dá também com a expressão VIDA ETERNA.
   Muitas vezes aparece VIDA ETERNA na Bíblia designando a glória do Céu, a vida sem fim que os justos gozarão após a morte: Ninguém há que, uma vez que deixou pelo reino de Deus a casa, ou os pais, ou os irmãos, ou a mulher, ou os filhos, logo neste mundo não receba muito mais, e NO SÉCULO FUTURO A VIDA ETERNA (Lucas XVIII-29 e 30). Vinde, benditos de meu Pai, possuí o reino que vos está preparado desde o princípio do mundo... Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno... E irão estes para o suplício eterno; e os justos para a VIDA ETERNA (Mateus XXV-34, 41 e 46). O que sega recebe galardão e ajunta fruto para a VIDA ETERNA (João IV-36). Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até à VIDA ETERNA (João VI-27). O que ama a sua vida perdê-la-á, e o que aborrece a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a VIDA ETERNA (João XII-25). Aquilo que semear o homem, isso também segará... e o que semeia no espírito, do espírito segará a VIDA ETERNA (Gálatas VI-8). Para a esperança da VIDA ETERNA (Tito I-2). 

   Às vezes por abreviação esta VIDA ETERNA, que consiste na glória celeste, é chamada simplesmente VIDA, porque em comparação com a nossa vida terrena ela, sim, é que é a verdeira vida: Todos os que se acham nos sepulcros ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que obraram bem sairão para a ressurreição da VIDA (João V-28 e 29). Que estreita é a porta e que apertado o caminho que guia para a VIDA (Mateus III-14). Melhor te é entrar na VIDA com um só olho do que tendo dois, ser lançado no fogo do inferno (Mateus XVIII-9). Se tu queres entrar na VIDA, guarda os mandamentos (Mateus XIX-17). 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário