quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 6 )

   88. O VERBO SALVAR EM TRÊS TEMPOS (a).

   Ora, a Bíblia fala em salvação, usando tanto o passado, como o presente, como o futuro; e uma vez até usando o passado e o futuro ao mesmo tempo.

   1º. no passado: DEUS NOS SALVOU. (Este post).

   São Paulo, falando a Tito, relembra os pecados cometidos pelos cristãos antes de sua conversão: Também nós algum tempo éramos insensatos, incrédulos, metidos no erro, escravos de várias paixões e deleites, vivendo em malícia e em inveja, dignos de ódio, aborrecendo-nos uns aos outros (Tito III-3). Imediatamente depois de ter descrito esta miséria e depravação, este estado deplorável em que se encontravam, São Paulo mostra como Deus os SALVOU daquela desgraceira, os colocou no caminho da salvação. Vejamos os versículos seguintes: Mas quando apareceu a bondade do Salvador nosso Deus e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça que tivéssemos feito nós outros, mas segundo a sua misericórdia, NOS SALVOU pelo batismo de regeneração e renovação do Espírito Santo, o qual Ele difundiu sobre nós abundantemente por Jesus Cristo, nosso Salvador, para que, justificados pela sua graça, sejamos herdeiros segundo a esperança da vida eterna (Tito III-4 a 7).

   São Paulo finda falando na esperança da vida eterna. Esperança não é o mesmo que certeza absoluta. Se Deus os salvou da perdição, segue-se que se salvarão com absoluta certeza? São Paulo absolutamente não afirma que eles são imaculáveis, ou que é impossível voltar ao pecado antigo. Mostraremos, daqui a pouco  pelos próprios textos da Bíblia, que esta não considera impecáveis, nem completamente seguros aqueles que estão no bom caminho e que, portanto, a salvação adquirida nesta vida ainda pode perder-se.

   E é por isto que São Paulo adverte os Coríntios: Acaso não sabeis que os iníquos não hão de possuir o reino de Deus? NÃO VOS ENGANEIS: nem os fornicários, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os que se dão a bebedeiras, nem os maldizentes, nem os roubadores hão de possuir o reino de Deus. E tais haveis sido alguns; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, haveis sido justificados em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus (1ª Coríntios VI-9 a 11). 
   A advertência de São Paulo - Não vos enganeis - mostra muito bem que apesar de lavados, santificados e justificados em nome de Jesus Cristo, em outras palavras, apesar de salvos, devem ter cuidado porque, se voltarem ao estado antigo, não possuirão ao reino de Deus.

   A salvação é assim apresentada no passado, porque foi começada por Deus, que deseja levá-la a bom termo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário