terça-feira, 2 de julho de 2013

O ESTILO DA BÍBLIA E O TEOR DAS DIVINAS PROMESSAS - ( 7 )

   84.  GRANDE CONDIÇÃO PARA UMA GRANDE PROMESSA.

   Está mais do que provado, por conseguinte, qual é o sistema de doutrinação da Bíblia: em uns versículos estão AS GRANDES PROMESSAS, em outros vem explicado O QUE HAVEMOS DE FAZER PARA VÊ-LAS REALIZADAS.

   Pois bem, o mesmo acontece com A PROMESSA DE VIDA ETERNA PARA TODO O QUE CRÊ; sim, para todo o que crê, pois aquele que se recusa a crer já está excluído: sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus XI-6); e até mesmo os que de forma alguma não conhecem a Cristo, têm que crer em alguma coisa, têm que crer ao menos que há Deus e que é remunerador dos que O buscam (Hebreus XI-6).

   Lemos em vários versículos A GRANDE PROMESSA DE VIDA ETERNA PARA OS QUE CREEM em Jesus Cristo. Esta mesma fé em Cristo é que nos leva a ver no próprio ensino do Novo Testamento EM QUE CONDIÇÕES TAL PROMESSA SURTIRÁ O SEU EFEITO. As condições são várias, estão esparsas aqui e acolá no ensino bíblico, mas podem ser todas resumidas numa só, numa GRANDE CONDIÇÃO, expressa neste texto há pouco citado: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos Céus; mas sim o que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus (Mateus VII-21).

   Caro amigo protestante, não se fie nesta doutrina: Jesus, Jesus, Jesus, Jesus é meu Salvador; logo, eu estou salvo - isto não passava de uma malandragem de Lutero que queria ter por fina força a convicção de que realmente estava salvo, mas sem o trabalho de vencer as tentações que o atormentavam; foi ele quem inventou e propagou no mundo este sistema de se olhar na Bíblia, só para o prêmio que Deus promete e não para aquilo que se nos impõe como obrigatório afim de alcançar o que foi prometido por Deus. 

   Ninguém pode alcançar o Céu SEM REALIZAR A VONTADE DIVINA. E para todos os homens: a) ou seja para os gentios antes de Cristo e os pagãos de hoje que de Cristo não tiveram conhecimento, os quais entretanto tinham e têm os mandamentos de Deus (não matarás, não furtarás, não adulterarás, não levantarás falso testemunho, não desejarás a mulher do próximo, etc.) impressos no seu coração pela voz da consciência, pela lei natural; b) ou seja para os judeus antes de Cristo, aos quais tinha Deus imposto o Decálogo, além de muitas cerimônias e prescrições; c) ou seja para os seguidores de Cristo, que não estão obrigados absolutamente à cerimônias e prescrições da lei mosaica, mas estão sujeitos à lei de Cristo que confirmou, refundiu, e aperfeiçoou os preceitos do Decálogo, dando além disto várias determinações sobre a Igreja que Ele fundou e sobre os sacramentos que Ele instituiu, determinações estas que, sendo mandamentos de Cristo, o são também de Deus; d) para todos, enfim, a vontade do Pai Celeste está expressa nos seus mandamentos. Observe-os; realize a vontade divina. Faça isto e Você VIVERÁ, como disse o Divino Mestre, porque só assim Você se tornará digno das promessas de Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário