quinta-feira, 4 de julho de 2013

A CERTEZA DA SALVAÇÃO - ( 2 )

   86.  NÃO HÁ CONDENAÇÃO (a).

   Por todas aquelas passagens do Apóstolo das Gentes [São Paulo] se vê muito bem que ele absolutamente não é adepto da salvação pela fé sem as obras. Se os protestantes aparecem com textos de São Paulo para provar semelhante teoria, é porque não lhe assimilaram bem o pensamento, e São Paulo não é fácil de se entender; é o que nos diz a própria Bíblia Sagrada (2ª Pedro III-15 e 16).

   Examinemos estes textos, começando por um que, aliás, nada tem de difícil e serve apenas para mostrar como se ilude facilmente quem já vai ler a Bíblia com uma ideia preconcebida. Tomamos em primeiro lugar este texto, porque dele se servem os protestantes com dois objetivos: um, provar que a fé salva sem as obras; outro, sugestionar-se a si próprios de que JÁ ESTÃO SALVOS. E é justamente sobre esta estranha CERTEZA DA SALVAÇÃO, que pretendemos fazer um comentário neste capítulo.

   Vejamos o texto: Agora, pois, nada de condenação têm os que estão em Jesus Cristo, os quais não andam segundo a carne (Romanos VIII-1).

   Ingenuamente vêem aí muitos protestantes a afirmação de que não se condena absolutamente quem crê em Jesus Cristo; logo, a fé salva sem as obras.

   Mas a questão é que São Paulo não disse que não havia condenação para os que CREEM em Jesus Cristo, porém para os que ESTÃO EM Jesus Cristo, o que já é diferente. Podemos crer em Jesus, invocá-Lo com muita frequência, louvá-Lo a cada instante e estar, não em Jesus Cristo, mas muito longe d'Ele, se se tratar de uma fé que não desabrochou em caridade, ou seja, o amor de Deus e do próximo. Estar em Jesus Cristo é estar em graça santificante, com a alma reconciliada com Deus, sem mancha de pecado mortal; para isto é necessária a guarda dos mandamentos. Como se prova? Pela própria Bíblia. Diz São João, falando a respeito de Jesus Cristo: Aquele que diz que O conhece e não guarda os seus mandamentos, é um mentiroso e não há nele a verdade, mas se algum guarda a sua palavra, é nele verdadeiramente perfeito o amor de Deus e por aqui é que conhecemos que ESTAMOS NELE. Aquele que diz que ESTÁ NELE, DEVE também ele mesmo ANDAR como Ele andou (1ª João II-4 a 6). Para estar em Cristo não basta a fé, é preciso guardar os seus mandamentos, guardar a sua palavra, andar como Cristo andou, isto é, imitá-Lo pela santidade de vida. 

   Nem era necessário ir procurar a explicação em outra parte. O próprio texto de São Paulo, ora comentado, nos mostra quais são os que estão em Cristo: são os que NÃO ANDAM SEGUNDO A CARNE (Romanos VIII-1). E justamente no decurso deste mesmo capítulo 8º da Epístola aos Romanos, São Paulo traça o contraste entre os que vivem segundo a carne e os que vivem segundo o espírito:

   Os que são segundo a carne gostam dos coisas que são da carne; mas os que são segundo o espírito, gostam das coisas que são do espírito. Ora a prudência da carne é morte; mas a prudência do espírito é vida e paz; porque a sabedoria da carne é inimiga de Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem tão pouco o pode ser. Os que vivem, pois, segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, SE É QUE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS; MAS SE ALGUM NÃO TEM O ESPÍRITO DE CRISTO, ESTE TAL NÃO É DELE (Romanos VIII-5-9). Se vós viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se vós pelo espírito fizerdes morrer as obras da carne, vivereis (Romanos VIII-13). 

No post seguinte, veremos o que São Paulo entende por OBRAS DA CARNE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário