quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O ESTILO DA BÍBLIA E O TEOR DAS DIVINAS PROMESSAS - ( 5 )

   82. A EFICÁCIA DA ORAÇÃO (b).

   [Vimos no post anterior a primeira condição para que nossa oração seja ouvida por Deus: que aquilo que nós pedimos seja realmente bom e conveniente para nós. Vejamos agora as outras condições].

   Outra das condições é que a oração seja feita com fé e confiança: Todas as coisas que pedirdes, FAZENDO ORAÇÃO com FÉ, haveis de conseguir (Mateus XXI-22). Todas as coisas que vós pedirdes orando, CREDE que as haveis de haver e que assim vos sucederão (Marcos XI-24). Cheguemo-nos, pois, CONFIADAMENTE,  ao trono da graça, afim de alcançar misericórdia e de achar graça para sermos socorridos em tempo oportuno (Hebreus IV-16). Se algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente e não impropera, e ser-lhe-á dada. MAS PEÇA-A com FÉ, SEM HESITAÇÃO ALGUMA; porque aquele que duvida é semelhante à onda do mar que é agitada e levada duma parte para a outra pela violência do vento; NÃO CUIDE, pois, este tal, QUE ALCANÇARÁ DO SENHOR ALGUMA COISA (Tiago I-5 a 7). 

   A oração deve ser humilde, como mostra Nosso Senhor com a parábola do fariseu e do publicano (Lucas XVIII-9 a 14), a qual termina assim: Todo o que se exalta, será humilhado e todo o que se humilha será exaltado (Lucas XVIII-14). Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no tempo da sua visita, remetendo para Ele todas as vossas inquietações, porque Ele tem cuidado de vós (1ª Pedro V-6 e 7). Deus resiste aos soberbos e dá a sua graça ao humildes (Tiago IV-6; 1ª Pedro V-5). 

   Finalmente a oração precisa ser também perseverante, como mostra Jesus com a parábola do homem, a quem um amigo, à meia-noite, vem pedir três pães emprestados: E se o outro perseverar em bater; digo-vos que no caso que ele se não levantar a dar-lhos por ser seu amigo, certamente pela sua importunação se levantará e lhe dará quantos pães houver mister (Lucas XI-8). Como também, com a parábola do juiz iníquo e da viúva suplicante, a quem o juiz atende somente pela importunação desta: por último disse lá consigo: Ainda que eu não temo a Deus nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, para que por fim não suceda que, vindo ela muitas vezes me carregue de afrontas. Então disse o Senhor: Ouvi o que diz este juiz iníquo. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos que estão clamando a Ele de dia e de noite? (Lucas XVIII-4 a 7).

   Por tudo isto se vê que há um versículo que nos assegura a eficácia da oração: é a PROMESSA. Mas é preciso folhear várias partes do Novo Testamento para ver EM QUE CONDIÇÕES ESTA PROMESSA SE REALIZA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário