sexta-feira, 14 de junho de 2013

COMO DEVEMOS CRER - ( 2 )

   75. COMO DEVE SER A NOSSA FÉ (b).

   Segundo o ensino bíblico, aquele que tem a fé, mas não age de acordo com ela, nega, contradiz a sua crença; anula, portanto, o valor da sua própria fé. Vejamos o que diz São Paulo: Para os impuros e infiéis, nada há limpo; antes se acham contaminadas tanto a sua mente, como a sua consciência. Eles confessam que conhecem a Deus, mas NEGAM-NO com as obras (Tito I-15 e 16). E o mesmo São Paulo diz a respeito daqueles que não se interessam pelos seus, que eles por este simples fato, negam a sua fé: Se algum não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua casa, esse NEGOU  a fé e é pior que um infiel (1ª Timóteo V-8).

   Porque, como diz São Pedro, se não ajuntamos à fé as outras virtudes, ficamos VAZIOS E INFRUTUOSOS, o que, é claro, nos levará à condenação, pois com disse Jesus: Toda a árvore que não dá BOM FRUTO será cortada e metida no fogo (Mateus VII-19). Ouçamos o Apóstolo: Ajuntai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor de vossos irmãos, e ao amor de vossos irmãos a caridade, porque se estas coisas se acharem e abundarem em vós, elas vos não deixarão VAZIOS nem  INFRUTUOSOS no conhecimento de Nosso Senhor Jesus Cristo (2ª Pedro I-5 a 8).

   É por isto que a Sagrada Escritura nos diz abertamente que a FÉ SEM AS OBRAS NÃO PODE SALVAR: Que aproveitará, irmãos meus, a um que diz que tem fé, se não tem obras? Acaso podê-lo -á SALVAR  a fé? (Tiago II-14). Bem como um corpo sem espírito é morto, assim também A FÉ SEM OBRAS É MORTA (Tiago II-26).

   Estes dois textos de São Tiago que refutam diretamente, usando as mesmas palavras, a tese da salvação pela fé sem as obras, são o tiro de misericórdia dado na teoria dos protestantes; se estes ainda querem insistir com alguns textos de São Paulo, é porque não os entenderam bem, com mostraremos nos 3 capítulos seguintes; e isto o leitor já pode bem avaliar, pois não pode haver contradição nas Escrituras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário