quarta-feira, 22 de maio de 2013

O VERDADEIRO SENTIDO DA SALVAÇÃO PELA FÉ - ( 11 )

   68. CRER NO EVANGELHO.

   A Bíblia tem outra expressão para resumir numa só palavra o objeto da nossa fé: temos obrigação de crer no Evangelho.
   O Evangelho é o conjunto de toda a doutrina ensinada por Cristo. Quando falamos em Evangelho, logo nos lembramos dos quatro livros que nos narram a vida de Cristo e que têm este título. Mas a palavra já era empregada por Cristo antes de existirem os livros, os quais só foram escritos alguns anos depois que Cristo morreu. É precisamente porque estes livros trazem esta doutrina que tomaram tal nome. Crer no Evangelho é crer na doutrina pregada por Jesus e pelos Apóstolos, doutrina esta que ou está encerrada nos livros do Novo Testamento, ou foi transmitida oralmente aos primeiros cristãos (2ª Tessalonicenses II-14, III-6, 2ª Timóteo I-13 e 14).

   Diz o Evangelho de São Marcos: Depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para Galileia, pregando o EVANGELHO  do reino de Deus dizendo: Pois que o tempo está cumprido e se aproximou o reino de Deus, fazei penitência e CREDE NO EVANGELHO (Marcos I-14 e 15). 

   E é depois de dizer aos Apóstolos: Ide por todo o mundo; pregai o EVANGELHO  a toda a criatura (Marcos XVI-15), que Jesus lhes diz: O que CRER  e for batizado será salvo; o que, porém, não CRER será condenado (Marcos XVI-16). Não é, portanto, a crença só nesta ou naquela verdade, muito menos a impressão de que estamos salvos por Jesus, embora sem o merecermos; é a crença em toda a doutrina de Jesus, a qual é pregada pelos Apóstolos, que é exigida para a salvação. 

   E São Pedro diz no Concílio de Jerusalém: Vós sabeis que desde os primeiros dias ordenou Deus entre nós que da minha boca ouvissem os gentios a palavra do EVANGELHO  e que CRESSEM (Atos XV-7), o mesmo São Pedro que diz na sua 1ª Epístola: Qual será o paradeiro daqueles que não CREEM no EVANGELHO de Deus? (1ª Pedro IV-17). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário