sexta-feira, 10 de maio de 2013

O VERDADEIRO SENTIDO DA SALVAÇÃO PELA FÉ - ( 8 )

65.  NOÇÃO LEGÍTIMA DE FÉ.

   Desfeita a ilusão protestante, que pretende confundir a fé com a esperança, vejamos o que significa a palavra CRER.

   Quando dizemos a uma pessoa: Creio em Você, significamos com isto que aceitamos como sendo verdadeiro o que esta pessoa nos está dizendo, disto estamos convictos, embora nada tenhamos visto nem presenciado, porque estamos certos de que a referida pessoa não é capaz de nos enganar.

   Aqui, neste assunto de crença religiosa, crer é estar convicto das verdades reveladas, não porque foi a nossa razão que nos disse que era assim, mas porque Deus o disse, e Deus não nos engana, nem pode enganar-se: Se nós recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior (1ª João V-9).

   Deus merece todo o nosso crédito, porque é a Suma Verdade; e aparecendo Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, Deus se encarregou de dar o testemunho em favor de Jesus Cristo, mostrando que suas palavras eram palavras de Deus e mereciam toda a nossa aceitação: Este é aquele meu Filho especialmente amado; OUVI-O (Lucas IX-35). Este é o meu Filo amado, no qual tenho posto toda a minha complacência (Mateus III-17).

   O testemunho de Deus a favor de Jesus não foi dado somente por palavras, mas também pelos milagres, obras divinas, que por Jesus foram realizadas: As obras que eu faço em nome de meu Pai, elas dão testemunho de mim (João X-25). Se eu não faço as obras de meu Pai, não me creiais; porém, se eu as faço, e quando não queirais crer em mim, crede as minhas obras, para que conheçais e creiais que o Pai está em mim, e eu no Pai (João X-37 e 38).

   Tendo Jesus a seu favor o testemunho divino, crer em Jesus é o mesmo que crer em Deus; duvidar de Jesus é duvidar de Deus: A minha doutrina não é minha, mas é d'Aquele que me enviou (João VII-16). O que me enviou é verdadeiro; e eu o que digo no mundo é o que d'Ele aprendi (João VIII-26).

   Se cremos na doutrina de Jesus, cremos também que Ele é Deus e igual ao Pai: Eu e o Pai somos uma mesma coisa (João X-30). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário