terça-feira, 23 de abril de 2013

O VERDADEIRO SENTIDO DA SALVAÇÃO PELA FÉ - ( 1 )

   57. TEXTOS BÍBLICOS SOBRE A SALVAÇÃO PELA FÉ.


 
Agora que já fizemos uma ligeira exposição da doutrina católica no capítulo segundo e mostramos, no capítulo terceiro, como nasceu a teoria da salvação só pela fé, passamos a mostrar diretamente como é falsa esta teoria, expondo a verdadeira interpretação dos textos em que os protestantes pretendem apoiá-la.

   Vamos aos textos.

   O Evangelho de S. Marcos nos mostra Jesus mandando os Apóstolos a pregar o Evangelho por todo o mundo: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda a criatura (Marcos XVI-15) e acrescentando logo em seguida: O que CRER e for batizado SERÁ SALVO; o que, porém, não crer será condenado (Marcos XVI-16).

   Mas onde se encontram muitos textos sobre a salvação pela fé é no Evangelho de São João, que nos mostra Jesus dizendo: Assim amou Deus ao mundo, que lhe deu a seu Filho Unigênito, para que TODO O QUE CRÊ N'ELE não pereça, mas TENHA A VIDA ETERNA; porque Deus não enviou seu Filo ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem n'Ele CRÊ NÃO É CONDENADO, mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do Filho Unigênito de Deus (João III-!6 a 18). Mais adiante, no fim do mesmo capítulo 3º: O que CRÊ no Filho TEM A VIDA ETERNA; o que, porém, não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus (João V-24).

   No capítulo 5º: Em verdade , em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e CRÊ n'Aquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA  e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida (João V-24).

   No capítulo 6º: A vontade de meu Pai que me enviou é esta: que todo o que vê o Filho e CRÊ N'ELE TENHA A VIDA ETERNA;  e o eu o ressuscitarei no último dia (João VI-40). Uma palavra semelhante diz Jesus a Marta, pouco antes da ressurreição de Lázaro: Eu sou a ressurreição e a vida; o que CRÊ em mim NÃO MORRERÁ ETERNAMENTE (João XI_25 e 26). Ainda no capítulo 6º: O que CRÊ em mim TEM A VIDA ETERNA (João VI-47).

   Nos Atos dos Apóstolos se lê que, enquanto Paulo e Silas estavam na prisão, o carcereiro, tendo visto os fenômenos extraordinários que se deram à meia-noite quando ambos se entregavam à oração, lhes perguntou: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? (Atos XVI-30. A resposta foi esta: CRÊ no Senhor Jesus, e SERÁS SALVO tu e a tua família (Atos XVI-31).

   No primeiro capítulo da Epístola aos Romanos se lêem estas palavras de São Paulo: Eu não me envergonho do Evangelho, porquanto a virtude de Deus é para dar A SALVAÇÃO A TODO O QUE CRÊ (Romanos I-16). E na mesma Epístola se lê mais adiante, com referência a Jesus: Todo o que CRÊ N'ELE NÃO SERÁ CONFUNDIDO (Romanos X-11). Frase esta que se lê também na 1ª Epístola de São Pedro, em que se fala sobre Jesus, que é a pedra angular da Igreja: Eis aí ponho eu em Sião a principal pedra do ângulo, escolhida, preciosa; e o que CRER NELA NÃO SERÁ CONFUNDIDO (1ª Pedro II-6).

  Há ainda outros textos (todos de São Paulo) alegados também pelos protestantes em favor de sua teoria; nós os examinaremos, um por um, nos três capítulos seguintes, porque todos eles só podem ser estudados no seu respectivo contexto.

   Quanto aos textos deste capítulo, o leitor está vendo logo que são muitos, mas exprimem exatamente a mesma coisa:
  • Quem crê em Cristo se salva; quem não crê se condena.
  • Crê em Jesus e serás salvo.
  • Quem n'Ele crê não perece, mas tem a vida eterna.
  • Quem n'Ele crê não é confundido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário