sexta-feira, 19 de abril de 2013

COMO SURGIU A TEORIA DA SALVAÇÃO SÓ PELA FÉ - ( 18 )

   54. (c). A  MÁSCARA.

   Que é o arrependimento? É o pesar por haver praticado más obras. Supõe, para ser verdadeiro, o firme propósito de daqui por diante não praticá-las mais. 

   Se, por exemplo, um homem vive em união ilícita com uma mulher, se está metido em transações proibidas que dão prejuízo ao próximo, se tem o ódio no seu coração, não basta que ele na igreja ou nas suas orações se mostre compungido. Porque a Deus ninguém engana. É preciso que abandone aquela união pecaminosa, aquelas transações ilegais, aquele ódio que domina o seu coração. São, portanto, as suas obras, o seu modo de agir, a sua maneira de proceder daqui por diante que vão demonstrar a sinceridade do seu arrependimento. Por que é que Lutero tanto se zangava quando se falava em arrependimento? Era porque arrependimento inclui uma emenda, uma correção, uma alteração em nossas obras, em nossa maneira de proceder; o que já não vem a ser salvação só pela fé.

   Você diz que para a salvação é necessário o arrependimento dos pecados. E diz muito bem. Mas em que  consiste o pecado? Em não obedecer ao que Deus nos preceituou na sua lei. Só posso arrepender-me de não ter feito uma coisa, quando reconheço que tinha obrigação de fazê-la. Como posso arrepender-me de não ter sido casto, se não reconheço a obrigação da castidade? Como posso arrepender-me de ter feito um roubo, se não reconheço a obrigação de respeitar a propriedade alheia? Como posso arrepender-me de uma grosseria para com meus pais, se não reconheço a obrigação de honrá-los? Afirmando, portanto, a necessidade do arrependimento dos pecados para a salvação, Você está reconhecendo consequentemente que é necessária para a salvação a observância dos mandamentos. Logo, não é só a fé. 

   E não venha dizer-me que o homem que crê em Cristo se torna impecável, já não comete pecados, porque posso dizer-lhe seguramente que é mentira. Primeiro que tudo, temos o exemplo na própria Bíblia. São Pedro cria em Cristo, fez as mais belas profissões de fé, e isto não o impediu de cair em pecado. E a experiência de cada dia nos mostra que não é o fato de crerem os homens em Jesus Cristo que os torna  incapazes de cometer pecados, pois a fé não tira o livre arbítrio de cada um.

   Como vê o leitor, o protestante de nossos dias, embora não admita a teoria da salvação só pela fé, usa de textos da Bíblia fingindo admiti-la: "Não estão vendo os Srs.? A Bíblia afirma que basta crer em Cristo para salvar-se; logo, as nossas obras não influem na salvação".

   É a máscara que usam, fazendo-se mais feios do que realmente são. "Os protestantes pessoalmente valem mais do que a sua doutrina" - tem sido reconhecido isto por vários escritores católicos. Se usam máscara, é para fazer a sua propaganda contra a Igreja. A sua atitude admitindo agora o livre arbítrio põe por terra a teoria de Lutero, a qual se baseava no princípio do arbítrio escravo: o homem é um jumento etc. Se o homem não é um jumento, mas um ser livre, precisa arrepender-se de seus malfeitos para salvar-se. Arrepender-se não é só sentir uma dor passageira, é mudar de vida. E mudando de vida, está contribuindo com suas obras para a salvação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário