segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

COMO SURGIU A TEORIA DA SALVAÇÃO SÓ PELA FÉ - ( 4 )

   42. NEGAÇÃO DO LIVRE ARBÍTRIO.
   
    Não da leitura da Bíblia, mas da observação do que se passava no seu espírito doentio e tumultuoso, tirou Lutero a conclusão de que o homem não goza de liberdade. Eis as palavras de Lutero: "A vontade humana é como um jumento; se Deus o cavalga, quer e vai onde Deus quer, como diz o Salmo: Como jumento me tenho feito diante de ti e eu estarei sempre contigo (Salmo LXXII-23). Se Satanás o cavalga, quer e vai para onde vai Satanás, nem está em seu poder correr para outro cavalgador ou procurá-lo, mas os cavalgadores é que lutam entre si para alcançar o jumento e tomar conta dele" (Weimar XVIII-635).

   "Tudo se realiza segundo os decretos imutáveis de Deus. Deus opera em nós o mal e o bem. Tudo o que fazemos, fazemo-lo não livremente, mas por pura necessidade" (Weimar XVIII-709).

   "Foi o diabo que introduziu na Igreja o nome de livre arbítrio" (Weimar VII-145). 

   Houve a este respeito uma célebre polêmica entre Lutero e Erasmo, na qual Lutero escreveu um livro intitulado "O arbítrio escravo", combatendo a doutrina de que o homem goza de liberdade e Erasmo escreveu outro sob o título "O livre arbítrio", defendendo esta doutrina, embora também Erasmo errasse, caindo no pelagianismo.

   Os magistrados começam a inquietar-se, porque o livre arbítrio é a base do direito civil e penal e também pelas péssimas repercussões das ideias de Lutero no seio do povo. Lutero responde: "Estou falando da vontade livre com relação a Deus e às coisas da alma. Pois que necessidade teria eu de disputar tanto sobre a liberdade do homem no que diz respeito às vacas e aos cavalos, ao dinheiro e aos bens?" (Apud Denifle-Paquier III-267) "Mas no que toca a salvação ou condenação, o homem não tem livre arbítrio; é o cativo, o súdito e o escravo da vontade de Deus ou da vontade de Satanás" (Weimar XVIII- 638). 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário