domingo, 13 de janeiro de 2013

DOUTRINA CATÓLICA SOBRE A SALVAÇÃO (continuação)

13. DONS GRATUITOS.

  Além daquele dom sobrenatural da alma, ou seja, a graça santificante, Deus concedeu a Adão e Eva outros dons, como por exemplo: a imortalidade do corpo. Não haveriam de morrer. Além disto, não sentiam os movimentos desordenados da concupiscência, isto é, as suas paixões não resistiam, nem se antecipavam à voz da razão. E viviam num estado de felicidade, sem dores nem agruras, lá no Paraíso terrestre.
  Mas tanto a graça santificante e destinação à visão beatífica, como estes dons de imortalidade do corpo, imunidade à concupiscência e felicidade terrena eram dons gratuitos. Deus os concedeu ao homem simplesmente porque quis, pois podia tê-lo criado para um fim meramente natural, isto é, destinado a ser eternamente feliz, mas feliz sem ver a Deus, como pode ser feliz uma pessoa aqui na terra, com o conhecimento indireto do Criador, por intermédio das criaturas; podia ter deixado o homem em seu estado natural e entregue às suas próprias forças, sem a graça santificante e fazendo o que pudesse sem o auxílio especial da graça. Como também podia tê-lo criado já sujeito à morte que é o fim natural do nosso fraco e imperfeito organismo e sujeito aos movimentos desenfreados da concupiscência, que são uma consequência também das inclinações do nosso corpo para as coisas sensíveis e materiais como ele. 

  Mas não! Quis dar-lhe aqueles dons gratuitos, os quais passariam aos descendentes, porém com uma condição, a saber, se Adão obedecesse ao preceito divino: Come de todos os frutos das árvores do paraíso, mas não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque, em qualquer dia que comeres dele, morrerás de morte (Gêneses II-16 e 17).

  Cometido o pecado da desobediência - que, diga-se de passagem, não foi o pecado da carne, como pensam muitos erradamente, pois Adão e Eva eram legítimos esposos, a quem Deus já havia dito: Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra (Gêneses I-28) - ficaram Adão e Eva sujeitos à concupiscência, o que sentiram imediatamente (pois logo se envergonharam de sua nudez), ficaram sujeitos às dores, às enfermidades e à morte e perderam a graça santificante. Seus descendentes nascem nas mesmas condições - e a esta privação da graça santificante em nós é que chamamos PECADO ORIGINAL: nascemos fora da graça de Deus. No que não há injustiça da parte de Deus com relação a nós, pois somos privados de dons que estavam acima da nossa própria natureza. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário