sábado, 19 de janeiro de 2013

DOUTRINA CATÓLICA SOBRE A SALVAÇÃO: A GUARDA DOS MANDAMENTOS.

2ª - A NOSSA CONTRIBUIÇÃO ENTRELAÇADA COM A AÇÃO DE DEUS

   23. A GUARDA DOS MANDAMENTOS.

   Voltamos agora ao caso daquele que com boas disposições de fé e contrição recebeu o Batismo. É o mesmo caso daquele que recebeu o Batismo pouco depois de nascido e agora vê chegar o uso da razão. Que lhe é necessário fazer para salvar-se? Conservar a graça santificante recebida no Batismo. Morrendo neste estado de graça, alcançará a salvação. Para conservar a graça santificante, é preciso evitar o pecado mortal e, por conseguinte, observar os mandamentos: Se tu queres entrar na vida, guarda os mandamentos (Mateus XIX-17).

   A Escritura não faz uma relação completa e minuciosa dos pecados mortais e dos veniais. Mas Jesus Cristo fala em alguns pecados que impedem a salvação, como o ódio (Mateus VI, 15), o escândalo dos pequeninos (Marcos IX-41), a falta de caridade para com os necessitados (Mateus XXV-41 a 46). E São Paulo, pelo menos, enumera vários pecados graves: Acaso não sabeis que os iníquos não hão de possuir o reino de Deus? Não vos enganeis; nem os fornicários, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os que se dão a bebedices, nem os maldizentes, nem os roubadores hão de possuir o reino de Deus (1ª Coríntios VI-9 e 10). Vê-se pelo contexto que o Apóstolo aí se refere a esses pecadores, se não se convertem e se nesse estado deplorável de pecado são colhidos pela morte: E tais haveis sido alguns; mas haveis sido lavados, haveis sido santificados (1ª Coríntios VI-11).
   Jesus Cristo não foi somente o nosso Redentor, não foi somente o Mestre que nos ensinou a sua doutrina, mas também o Legislador que promulgou preceitos que têm de ser observados: Ide, pois, e ensinai a todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as A OBSERVAR TODAS AS COISAS QUE VOS TENHO MANDADO (Mateus XXVIII- 19 e 20). 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário