segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Salmo 118 - (continuação)

Para sempre, Senhor, permanece no céu a tua palavra.
A tua verdade transmite-se de geração em geração; tu fundaste a terra, e ela permanece.
Por tua ordem continuam a subsistir, pois todas as coisas te servem.
Se a tua lei não tivesse sido a minha meditação, então decerto eu teria perecido na minha angústia.
Nunca olvidarei os teus preceitos, porque neles me deste a vida.
Eu sou teu, salva-me, porque busquei ansioso os teus preceitos.
Os pecadores esperaram-me para me perder; eu porém estive atento aos teus ensinamentos.
Vi o fim de tudo o que é perfeito, somente a tua lei não tem limites.
Quanto eu amo a tua lei, Senhor! Ela é minha meditação todo o dia.
Tornaste-me mais prudente do que os meus inimigos com os teus mandamentos, porque tenho-os perpetuamente diante dos meus olhos.
Compreendi mais que todos os meus mestres, porque os teus mandamentos são a minha meditação.
Entendi mais do que os anciãos, porque busquei os teus preceitos.
Retirei os meus pés de todo o mau caminho, para guardar as tuas palavras.
Não me desviei dos teus juízos, porque tu me prescreveste uma lei.
Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! São-no mais que o mel à minha boca.
Com os teus mandamentos aprendi, por isso odeio todo o caminho da iniquidade.
Lâmpada para os meus passos é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.
Jurei e determinei guardar os teus justíssimos decretos.
Tenho sido humilhado, Senhor, de todos os modos; faze-me viver segundo a tua palavra.
Aceita, Senhor, a homenagem de meus lábios e ensina-me os teus juízos.
Minha alma está sempre nas minhas mãos porém não olvido a tua lei.
Os pecadores armaram-me laços; não me afastei, porém, dos teus mandamentos.
Minha herança perpétua são os teus mandamentos, porque são a alegria do meu coração.
Inclinei o meu coração a praticar sempre as tuas leis, por causa da recompensa.
Aborreci os iníquos, e amei a tua lei.
Tu és o meu defensor e meu amparo, e pus toda a minha esperança na tua palavra.
Retirai-vos de mim, malignos, e estudarei os mandamentos do meu Deus.
Ampara-me (Senhor) segundo a tua promessa, e viverei, e não permitas que eu seja confundido no que espero.
Ajuda-me, e serei salvo, e meditarei sempre nas tuas leis.
Desprezaste todos os que se desviam dos teus preceitos, porque é injusto o seu pensamento.
Reputei como prevaricadores todos os pecadores da terra, por isso amei os teus testemunhos.
Traspassa com o teu temor as minhas carnes, porque temi os teus juízos.
Pratiquei a retidão e a justiça; não me entregues aos que me caluniam.
Ampara o teu servo para o bem; não me caluniam os soberbos.
Os meus olhos desfaleceram à espera da tua salvação e das promessas da tua justiça.
Trata o teu servo segundo a tua misericórdia, e ensina-me os teus justos decretos.
Sou teu servo; dá-me inteligência, para que eu conheça os preceitos.
É tempo de esforçar-se para o Senhor; violaram a tua lei.
Por isso amei os teus mandamentos, mais do que o ouro e o topázio.
Por isso enveredei pela senda de todos os teus mandamentos, e odiei todo o caminho mau.
Os teus testemunhos são admiráveis, por isso os investigou a minha alma.
A explicação de tuas palavras alumia e dá inteligência aos pequeninos.
Abri a minha boca e respirei, porque desejava os teus preceitos.
Olha para mim, e compadece-te de mim, segundo é justo com os que amam o teu nome.
Encaminha os meus passos segundo a tua palavra, e não me domine iniquidade alguma.
Livra-me das injúrias dos homens, para que guarde os teus preceitos.
Faze que a luz do teu rosto reluza sobre o teu servo, e ensina-me os teus justos decretos.
Rios de lágrimas derramaram os meus olhos, por não terem guardado a tua lei. 
Tu és justo, Senhor, e o teu juízo é reto.
Mandaste estreitamente a observância dos teus preceitos, como a tua suma verdade.
O meu zelo fez-me definhar; porque os meus inimigos se esqueceram das tuas palavras.
A tua palavra é chama ardente, e o teu servo a tem amado.
Eu sou pequeno e desprezível, mas não esqueci os teus justos decretos. 
Tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a mesma verdade.
A tribulação e a angústia surpreenderam-me; os teus mandamentos são a minha meditação. 
Os teus preceitos são cheios duma eterna equidade; dá-me a inteligência deles, e viverei.
Clamei de todo o meu coração, ouve-me, Senhor; buscarei os teus justos preceitos.
Clamei a ti, salva-me, para que guarde teus mandamentos.
Eu me antecipei à aurora e clamei, porque esperei firmemente nas tuas palavras.
Os meus olhos voltaram-se para ti antes da aurora, para meditar as tuas palavras.
Ouve a minha voz segundo a tua misericórdia, Senhor, e dá-me vida segundo o teu juízo.
Os meu perseguidores arrastaram-me para o crime e desviaram-me da tua lei.
Perto estás de mim, Senhor, e todos os teus caminhos são verdade.
Acerca dos teus testemunhos, desde o princípio reconheci que tu os estabeleceste para sempre.
Vê o meu abatimento e livra-me, porque não transcurei tua lei.
Julga a minha causa, e liberta-me; dá-me a vida segundo a tua palavra.
A salvação está longe dos pecadores, porque não buscam os teus justos preceitos.
Muitas são, Senhor, as tuas misericórdias; dá-me a vida segundo o teu juízo.
Muitos são os que me perseguem e me atribulam; eu porém não me desviei dos teus mandamentos.
Vi os prevaricadores e consumia-me, porque não guardaram tuas palavras.
Vê, Senhor, quanto tenho amado os teus mandamentos, dá-me a vida pela tua misericórdia.
O princípio das tuas palavras é a verdade; todos os juízos da tua justiça são eternos.
Os príncipes me perseguiram sem causa, porém o meu coração temeu as tuas palavras.
Eu alegro-me nas tuas promessas, como quem encontra muitos despojos.
Odiei e detestei a iniquidade; mas amei a tua lei.
Sete vezes ao dia te dirigi louvores pelos juízos da tua justiça.
Gozam muita paz os que amam a tua lei, e não há para eles nenhuma ocasião de queda. 
Eu esperava a tua salvação, ó Senhor, e amei os teus mandamentos.
Minha alma guardou os teus preceitos, e ardentemente os amou.
Guardei os teus mandamentos e os teus preceitos, porque todos os meus caminhos estão presentes aos teus olhos.
Chegue, Senhor, a minha súplica à tua presença; dá-me a inteligência segundo a tua palavra.
Chegue a ti a minha súplica; livra-me segundo a tua palavra.
Os meus lábios romperão num hino, quando me ensinares os teus preceitos.
A minha língua anunciará a tua palavra, porque todos os teus mandamentos são equidade.
Estende a tua mão para me salvar, porque escolhi os teus mandamentos.
Desejei, Senhor, a tua salvação, e a tua lei é a minha meditação.
A minha alma viverá e te louvará, e os teus juízos serão o meu apoio.
Andei errante, como a ovelha, que se desgarrou; busca o teu servo, porque me não esqueci dos teus mandamentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário