sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Oração para tudo que respeita a salvação

Esta oração foi composta pelo Papa Clemente XI (* 1721). Clemente XI foi um homem de grande elevação moral e espiritual.
Esta oração está incluída entre as orações de Ação de Graças para depois da Santa Missa.


   Senhor, creio, mas quero crer mais firmemente. Espero, mas quero esperar com mais confiança. Amo, mas quero amar com mais ardor. Arrependo-me, mas quero arrepender-me com mais veemência. 
   Eu Vos adoro, primeiro Princípio. Eu Vos desejo, último Fim. Eu Vos dou graças, perpétuo Benfeitor. Eu Vos invoco, propício Defensor.
   Seja minha luz Vossa sabedoria, minha norma Vossa justiça, meu consolo Vossa clemência, meu amparo Vossa onipotência.
   Em Vós se fixem meus pensamentos, de Vós fale minha boca, a Vós se conformem meus atos, por Vós sofra minhas penas.
   Quero o que Vós quereis, quero porque quereis, quero como quereis, quero enquanto quiserdes.
   Senhor, iluminai-me o entendimento, inflamai-me a vontade, purificai-me a coração, santificai-me a alma. 
   Não me exalte a soberba, não me envaideça a lisonja, não me engane o mundo, não me enrede satanás.
   Concedei-me a graça de purificar a memória, refrear a língua, guardar os olhos, conter os sentidos. 
   Fazei-me chorar os pecados passados, vencer as tentações futuras, reprimir as más tendências, praticar as virtudes de meu estado. 
   Enchei-me o coração de amor por Vós, de ódio a mim mesmo, de zelo pelo próximo, de desprezo ao mundo.
   Que eu me empenhe em obedecer aos superiores, auxiliar os inferiores, ser fiel aos amigos, perdoar aos inimigos.
   Jesus, quero lembrar-me de Vosso preceito e exemplo, para amar os inimigos, sofrer as injúrias, fazer bem aos que me perseguem, orar pelos que me caluniam.
   Que eu domine os sentidos com a austeridade, a avareza com a esmola, a ira com a brandura, a tibieza com a devoção.
   Tornai-me prudente nos empreendimentos, corajoso nos perigos, paciente nas adversidades, humilde na prosperidade.
   Fazei-me atento à oração, sóbrio no alimento, diligente no dever, firme nas resoluções.
   Que eu procure com solicitude a pureza do coração, a modéstia exterior, o comportamento edificante, a vida regular. 
   Que me esforce por subjugar a natureza, cooperar com a graça, observar Vossa lei, merecer a salvação.
   Possa chegar à santidade por sincera confissão, fervorosa comunhão, contínuo recolhimento e pureza de intenção.
   Meu Deus, fazei-me ver quão pequenas são as coisas da terra, quão grande o que é de Deus, quão breve  o tempo, quão dilatada a eternidade.
   Dai, enfim, Senhor, que me prepare para o morte, tema o Vosso juízo, escape do inferno e entre no paraíso.
    Por Cristo Nosso Senhor. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário