quarta-feira, 22 de outubro de 2014

EVOLUÇÃO DO DOGMA?

Artigo extraído do livro "A Igreja, a Reforma e a Civilização" obra do Padre Leonel Franca, S. J.

   "O século XIX encantado da palavra evolução tentou aplicá-la também ao dogma. Daí equívocos funestos que importa dissipar.
   Evolvem os dogmas? Sim e não. Objetivamente, não; subjetivamente, sim. Explico-me.
   Quando emudeceram, gelados pela morte, os lábios do último apóstolo, fechou-se o ciclo das revelações públicas. O período de inspiração estava concluído, inaugurava-se o período de assistência.  No primeiro, acendeu-se o foco de luz, no segundo, conserva-se. Uma vez constituído o depósito divino, Deus confia-o à sua Igreja. Ela o guardará intacto e inviolável até ao fim dos tempos. Nenhuma verdade há de perecer, nenhuma será acrescentada. Objetivamente, pois, não pode haver evolução, não pode haver progresso no dogma.
   Subjetivamente, porém, nós podemos conhecê-lo com maior profundidade, explicá-lo com mais clareza, desenvolvê-lo em novas conclusões. A palavra divina é de inexaurível fecundidade. Quem ousará supor que uma só geração lhe tenha esgotado todos os tesouros? Os gênios depositam muitas vezes nas suas obras germes de verdades que só um futuro distante verá desabrochar e florir. Será menos rica, menos potente a palavra de Deus? Não há também de florescer e frutificar a semente divina confiada à Igreja? Vede com que amor, com que carinho respeitoso ela  a cultiva! Vede como, sob a assistência do Espírito que nela reside, as causas mais encontradas concorrem admiravelmente para a expansão lógica das verdades reveladas!
   São os gênios que, no desfilar dos séculos, sondam, com os olhos de águia, as profundezas dos ensinamentos divinos. Quantas harmonias não sentidas, quantos tesouros dantes ignorados, quantas belezas não advertidas, não logrou descobrir a meditação profunda e afetuosa dos doutores, dos santos, dos teólogos!
   São as mudadas condições da vida dos povos. Com o avançar do progresso, novas aspirações se manifestam, acentuam-se novas exigências. Em função das necessidades dos tempos, a Igreja repensa as verdades que lhe foram confiadas e tira das suas riquezas novas soluções, novas luzes para iluminar o gênero humano em todas as fases de sua existência histórica e social.
   São os erros, são as heresias. Descansavam os espíritos tranqüilos na posse indisputada de sua fé. Surge um espírito temerário que, com a ousadia de suas negações lança a perturbação nas almas. A Igreja consulta as fontes divinas de revelação, estuda-as, aprofunda-as e contra o erro que surge, formula, define em termos precisos a doutrina impugnada. A definição criou o dogma? Não; defendeu-o contra a dúvida, protegeu-o na consciência dos fiéis contra os perigos de uma interpretação falsa e equívoca. A definição é o sim eterno da verdade oposto ao não do erro que nasce.
   No entretanto, os estudos suscitados pela controvérsia banham de desconhecidas claridades a verdade divina que por um instante a negação pretendera ofuscar. Um exemplo. Os primeiros cristãos criam explicitamente que Jesus era Filho de Deus e Filho de Maria. Nesta verdade, porém, quantas outras não se incluem que eles admitiam expressamente mas nem sempre formularam com distinção! Vieram, porém, os gnósticos, vieram os arianos, os nestorianos, os eutiquianos, os monotelitas. Sob a urgência de dar uma resposta a suas multiplicadas negações a fórmula fecunda foi meditada, analisada e dela jorrou imensa luz: explicitamente e distintamente a Igreja enuncia e define os dogmas da consubstancialidade do Verbo, da verdadeira natureza humana de Cristo, da distinção das duas naturezas subsistentes na Pessoa do Verbo, da verdadeira natureza humana de Cristo, da distinção das duas vontades no Homem-Deus, etc., etc. Era uma semente fecunda , hoje é uma árvore que se ostenta em toda a pujança de seus desenvolvimento. Houve progresso, não houve mudança.
   Estudo direto do dogma, progresso das ciências e da vida social, impugnação do erro e da heresia, tais são os principais fatores humanos de que se serve a divina Providência para promover na Igreja o conhecimento mais amplo, mais profundo, mais harmonioso da verdade revelada.
   Colocai diante do firmamento estrelado um observador com a vista desarmada: é um espetáculo grandioso que o extasia. Dai-lhe agora um telescópio comum: como os astros se multiplicam, como se distinguem na viveza de seu fulgor! Imaginai-o agora armado de um destes poderosíssimos instrumentos, maravilhas do ótica e da mecânica moderna. (O autor escrevia em 1922, imaginemos hoje!!!) Que vista deslumbrante! Quantos mundos, cuja existência   nem  sequer se suspeitava! Como das profundezas do espaço surgem miríades de astros desconhecidos! Dizei-me, mudou-se porventura o firmamento, mudaram-se as estrelas? Não; cresceu a potência visual do observador. Assim no firmamento das verdades da Igreja. Em si, são sempre iguais e imutáveis os dogmas revelados; em nós, porém, com o volver dos anos, se manifestam mais claros e mais distintos.
   Nada, portanto, tão simples como responder à pergunta inicial: evolvem os dogmas? Evolvem, isto é, aprofundam-se , precisam-se, definem-se, sim. Evolvem, isto é, nascem, morrem, transmudam-se, crescem por juxtaposição de novos dogmas, não. O primeiro evolver é vida, é progresso na verdade; o segundo, é variação, incoerência, contradição.
   Aos olhos do observador sincero e maravilhado oferece a Igreja o espetáculo singular do desenvolvimento da vida aliado à imutabilidade divina da verdade. E esta admirável imutabilidade do dogma católico outra coisa não é senão o comentário histórico da promessa de Cristo: Eu estarei convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário