quinta-feira, 10 de novembro de 2011

LEGÍTIMA INTERPRETAÇÃO: ÊXODO XX, 3, 4 e 5.

   Os protestantes citam este texto da Bíblia para acusar a Igreja Católica de idolatria, ao fazer e venerar as imagens dos santos.
   Como já provamos anteriormente, os católicos veneram as imagens dos santos, mas os protestantes, fazendo jus ao seu verdadeiro nome, protestam que nós católicos adoramos imagens. Protestam, portanto, que somos idólatras como os pagãos, e, portanto desobedecemos o primeiro mandamento do Decálogo.
   Caríssimos e amados leitores, não será difícil desfazer tão grave acusação. É só vermos a verdadeira interpretação do texto do Êxodo XX, 3-5 e do Deuteronômio V, 7-9 que são iguais. 
    Vamos examinar o texto do Êxodo XX, 3-5:
     Versículo 3: "Não terás OUTROS DEUSES diante de mim.
     Versículo 4: "Não farás para ti IMAGEM DE ESCULTURA, NEM  ALGUMA SEMELHANÇA DO  QUE HÁ EM CIMA NOS CÉUS, NEM EM BAIXO NA TERRA.
     Versículo 5: "NÃO TE ENCURVARÁS A ELAS NEM AS SERVIRÁS; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem". 
   Vê-se claramente que estas imagens e semelhanças de que Deus fala no versículo 4º são as imagens dos deuses falsos ou ídolos dos pagãos. Se no versículo 4º  Deus diz que não façam imagem de escultura, nem alguma semelhança (ou figura) do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, entende-se que Deus não fala aí de qualquer espécie de desenho ou de pintura ou de escultura (pois assim estaria proibindo até o termos em casa o retrato de nossos pais, ou qualquer pintura decorativa representando flores, bichos, peixes, aves, pássaros etc.), mas sim de ídolos, de figuras de pessoas, ou de animais, ou de astros, ou de outras coisas. Tudo era deus, exceto o próprio Deus. Por isso Deus proíbe os outros deuses ( ou deuses estrangeiros), SEJA QUAL FOR A FORMA SOB A QUAL ELES SE APRESENTEM. 
    E a prova de que Deus aí não se refere a qualquer imagem, a qualquer semelhança, a qualquer pintura, está no fato de que Deus mesmo mandou Moisés FAZER uma serpente de metal (se há proibição de fazer qualquer figura ou semelhança de tudo o que há em cima no céu, e DO QUE HÁ EM BAIXO NA TERRA, a serpente é um animal que há em baixo na terra): "E o Senhor lhe disse: FAZE UMA SERPENTE DE METAL, e põe-na sobre uma haste: todo o que sendo ferido olhar para ela, viverá. Fez, pois , Moisés UMA SERPENTE DE METAL e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal, e ficava vivo". (Números, XXI, 8 e 9).
   Não creio que "os crentes" protestem contra o próprio Deus! Mas já encontrei pastor que me disse com ar de triunfo: você não sabe que o rei Exequias mandou destruir esta serpente? Respondi: Sei, sim senhor. Estudei e estudo as Sagradas Escrituras já durante muitos anos. Mas sr. pastor você quer dizer com isto que Deus errou e Exequias fez certo? - Não recebi resposta. Então eu lhe disse: Isto prova mais uma vez que Deus proibiu fazer imagem de qualquer coisa como ídolo para ser adorado como um deus. O rei Exequias mandou destruir aquela serpente porque justamente o povo passou, depois de alguma tempo, a considerar aquela serpente como se fosse uma deusa, inclusive queimando incenso diante dela, o que significava adoração. 
   Esta imagem de serpente em escultura era prefigurativa de Jesus na Cruz. É o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo quem o disse: "Como Moisés no deserto levantou a serpente, assim importa que seja levantado o Filho do Homem, para que todo o que crê n'Ele não pereça, mas tenha a vida eterna" (S. João, III, 14 e 15). 
   Deus mandou Moisés fazer também dois querubins de ouro (com faces e com asas, portanto, representação em escultura, ou seja imagens de pessoa humana com asas). E é assim que a Igreja Católica representa os anjos, como Deus mesmo indicou. E em Êxodo XXV, 22 Deus disse:"E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel". Será que os protestantes teriam a ousadia blasfema de dizer: Deus não teria um outro lugar melhor para falar a Moisés do que entre duas imagens!?  Quando trabalhei nos Hospitais em Campos como Capelão, encontrei um doente protestante. Logo pegou a sua Bíblia e abriu em Êxodo XX e mandou eu ler. Eu disse-lhe: vire três folhas e leia primeiro o capitulo XXV, versículos 17-22. Ele leu e depois disse-me: Sr. padre, isto o pastor nunca leu para nós!  - Eu falei: é claro! ele só lê para vocês o que eles acham que é contra a Igreja Católica.  
   Portanto, quando os protestantes dizem, procurando impressionar a gente simples: Os católicos estão contra a Bíblia, porque a Bíblia proíbe FAZER IMAGENS e eles fazem imagens de Jesus Cristo, de Maria, dos anjos e dos santos, trata-se de uma acusação muito fora de propósito. Deus proibiu aí no texto do Êxodo fazer imagens dos DEUSES FALSOS ( falsos porque só há um Deus Verdadeiro, Vivo e Eterno) pois é dos deuses pagãos (que são ídolos) que Ele está falando. E a prova é que Ele mesmo mandou fazer outras imagens e Deus não cai em contradição consigo mesmo. Nem se concebe que Deus, tendo horror a quaisquer imagens, como querem os protestantes, fosse o primeiro a mandar fabricá-las.
   E baste ler com atenção o Pentateuco, se não quisermos falar em todo o Antigo Testamento, para ver como a grande preocupação, se assim se pode dizer, de Deus, era fazer com que aquele povo pequenino, cercado como estava, de tantos povos idólatras, não se deixasse contaminar pelo exemplo dos outros, adorando os deuses estranhos. Basta conferir algumas passagens: Gêneses, XXXV, 2; Êxodo XX, 23; Êxodo XXIII, 23; Êxodo XXIV, 14; Levítico XIX, 4; Números XXXIII, 4; Deuteronômio VI, 14; Deuteronômio VIII, 19; Deuteronômio XXVIII, 36 e 37; Deuteronômio XXXII, 16.
   Na próxima postagem, veremos a interpretação do versículo 5º do capítulo XX do Êxodo.
  
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário