domingo, 4 de setembro de 2016

SÃO PIO X INDICA AS CAUSAS DO MODERNISMO

 Diz São Pio X na Encíclica "Pascendi": "Para mais a fundo conhecermos o modernismo e o mais apropriado remédio acharmos para tão grande mal, cumpre agora, Veneráveis Irmãos, indagar algum tanto das causas donde se originou e por que se tem desenvolvido. - Não há duvidar que a causa próxima e imediata é a aberração do entendimento. As causas remotas são duas: O AMOR DAS NOVIDADES E O ORGULHO.  O amor de novidades basta por si só para explicar toda a sorte de erros. Por esta razão o Nosso sábio predecessor Gregório XVI com toda a verdade escreveu: "Muito lamentável é ver até onde se atiram os delírios da razão humana, quando o homem corre após as novidades, e, contra as admoestações de São Paulo, se empenha em saber mais do que convém, e, confiando demasiado em si, pensa que deve procurar a verdade fora da Igreja Católica, onde ela se acha sem a menor sombra de erro".
  "Contudo, continua São Pio X, o orgulho tem muito maior força para arrastar ao erro os entendimentos; e é o orgulho que, estando na doutrina modernista como em sua própria casa, aí acha à vontade o alimento de que se cevar e com que ostentar as suas manifestações. Efetivamente, o orgulho fá-los confiar tanto em si, que se julgam e dão a si mesmos como regra dos outros. Por orgulho loucamente se gloriam de ser os únicos que possuem o saber, e dizem desvanecidos e inchados: Nós cá não somos como os outros homens; e, de fato, para o não serem, abraçam e devaneiam toda sorte de novidades, até das mais absurdas. Por orgulho repelem toda sujeição, e afirmam que a autoridade deve aliar-se com a liberdade.
   ... "Para se chegar ao modernismo não há, com efeito, caminho mais direito do que o orgulho". ...
   - "Para conduzirem os espíritos ao erro os modernistas usam de dois meios: primeiro, removem os obstáculos; segundo, procuram com máxima cautela os ardis que lhes poderão servir, e põem-nos em prática, incessante e pacientemente. - Dentre os obstáculos, três principalmente se opõem aos seus esforços: o metódo escolástico de raciocionar, a autoridade dos Santos Padres com a Tradição e o Magistério eclesiástico. ..."a mania de novidades neles se acha aliada com o ódio à escolástica; e não há sinal mais manifesto de que começa alguém a volver-se para o modernismo, do que começar a aborrecer a escolástica"; ... "São também muito astuciosos em desvirtuar a natureza e a eficácia da Tradição, a fim de privá-la de todo o peso e autoridade"; ... "O mesmo juízo que fazem da Tradição, estendem-no os modernistas também aos santos Padres da Igreja. Com a maior temeridade, tendo-os embora como muito dignos de toda veneração, fazem-nos passar por muito ignorantes da crítica e da história, no que seriam indesculpáveis, se outros houveram sido os tempos em que viveram". Põem finalmente todo o empenho em diminuir e enfraquecer o magistério eclesiástico, ora deturpando-lhe sacrilegamente a origem, a natureza, os direitos, ora repetindo livremente contra ele as calúnias dos inimigos"; ... "quanto mais alguém mostra ousadia em destruir as coisas antigas, em rejeitar as tradições e o magistério eclesiástico, tanto mais encarecem a sua sabedoria"; ... "os ânimos juvenis, instigados interiormente pelo orgulho e pelo amor da novidades, dão-se por vencidos e desertam para o modernismo". "Os modernistas procuram conseguir cadeiras nos Seminários e nas Universidades, para tornarem-nas insensivelmente cadeiras de pestilência"; ...Infelizmente lamentamos a perda de grande número de moços, que davam ótimas esperanças de poderem um dia prestar relevantes serviços à Igreja, atualmente fora do bom caminho. Lamentamos esses muitos que, embora não se tenham adiantado tanto, tendo contudo respirado este ar infeccionado, já pensam, falam e escrevem com uma tal liberdade, que em católicos não assenta bem. Vemo-los entre os leigos, vemo-los entre os sacerdotes; e, quem o diria? Vemo-los até no seio das Famílias Religiosas".
   ... "Enfim, vivem preocupados em fazer o mundo falar de suas pessoas; e sabem que isto não será possível, se disserem as mesmas coisas que sempre se disseram". Podem estar eles na persuasão de fazerem coisa agradável a Deus e à Igreja; na realidade, porém, ofendem gravemente a Deus e à Igreja".

Nenhum comentário:

Postar um comentário