segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RIR E CHORAR

   Todo domingo à noite, após ficar muito atarefado durante o dia, sento-me ao computador e acesso o conceituado blog "Fratres in Unum" para ver a foto da semana. Confesso que ontem não pude coibir o riso ao ver a foto. Todos os meus fiéis ou ex-paroquianos que leem o "Fratres" e alguns nele fazem comentários, sabem que eu, graças a Deus, sou alegre e tenho facilidade em rir. Sabem também que tenho facilidade em chorar.
   Pois bem! Confesso que ontem ao ver a foto ri e não pouco. Ri, é claro, mas não zombando: o que seria uma falta de caridade e de respeito, tanto mais que se trata de Suas Eminências os Cardeais e com suas veneráveis cãs, ou mais apropriadamente, em sua feliz longevidade. Mas o motivo do meu riso foi a feliz ou infeliz coincidência da foto. Bocejar não é assim algo tão demorado! E como o fotógrafo conseguiu involuntariamente captar este momento hilariante?! Depois é que fui imaginar que talvez a foto tenho sido tirada de um filme pausado de propósito naquela imagem. Depois, ri também por lembrar de um fato que Mons. Ovídio  Simon, de saudosa memória, contava para nós afim de nos divertir: Quando seminarista, dizia ele, estava eu assistindo a Santa Missa, minto, estava eu dormindo (como bom espanhol tinha se atarefado muito durante o dia). E, continuava ele, o meu Reitor viu, e tocou-me de leve e disse em latim, baseando-se no meu nome: "Simon dormis?"  ("Simão, dormes?").
   Hoje de manhã, porém, lembrando-me da mesma foto de ontem e da história de Mons. Ovídio Simon, meditei sobre alguns passos da Paixão de Jesus. No Getsêmani Jesus entrava em agonia e rezava prostrado em terra. Enquando isso São Pedro, chefe dos Apóstolos, dormia estendido ao chão. Jesus veio a ele e disse-lhe: "Simão, dormes, não pudeste velar uma hora comigo?" Fiquei meditando: Simão Pedro ofendia a Jesus por não estar ao seu lado vigiando e rezando. Mas, fez pior quando estava acordado. Primeiro já ia cometendo um assassínio, se Malco não tivesse sido esperto. Mesmo assim Simão cortou-lhe a orelha direita, que Jesus recolocou no lugar. Ainda bem! Mais tarde, lá pela meia noite, hora em que o galo canta, Simão Pedro estava bem acordado, mas fez bem pior. Ficou entre os inimigos de Jesus, procurando a paz e se aquecendo ao fogo. Simão Pedro estava bem acordado, de pé inclusive.  Deveria estar ao lado de Jesus procurando Aquele único que lhe podia dar a  verdadeira paz e aquecer o seu coração. Assim fez São João que quis estar sempre junto do seu Divino Mestre; e ele foi o único que seguiu a Jesus de perto até o fim. Simão Pedro, ao contrário, seguia-O de longe.  A não fazer como São João, seria melhor, se assim posso dizer, que Simão Pedro naquele momento estivesse dormindo, ou, pelo menos, sentado e bocejando. Mas estava bem acordado, porém no meio dos inimigos de Jesus. E sabemos o que ele fez: negou covardemente a Jesus; primeiro com mentira, segundo com juramento falso; terceiro com blasfêmias. Ainda menos pior porque não chegou ao ponto de elogiar o seu antigo colega, agora apóstata e traidor Judas Iscariotes, que pouco dias antes tinha protestado contra Maria Madalena e indiretamente contra Jesus, lá na ceia de Betânia.
   Voltei um pouco ao primeiro ponto da meditação: ao Jardim das Oliveiras. Enquanto Jesus estava com a alma triste até à morte, enquanto Simão Pedro dormia, Judas Iscariotes estava bem acordado; mas, infelizmente, trabalhava, e muito, para trair a Jesus. Tendo o demônio entrado nele, o Iscariotes, foi pessoalmente combinar com os príncipes dos sacerdotes e com os oficiais de que modo entregaria Jesus. Eles ficaram contentes e combinaram com ele dar-lhe dinheiro. E Judas, por seu lado, deu a sua palavra, e buscava ocasião oportuna de entregar Jesus sem tumulto (Cf. S. Luc. XXII, 3-6). Sabemos o que Judas fez: colocou-se a frente dos inimigos de Jesus e traiu-o com um beijo hipócrita, mostrando assim Jesus aos inimigos. Como Apóstolo deveria mostrar Jesus aos inimigos afim de convertê-los. Mas, fez o contrário; confirmou os inimigos de Jesus na sua ignorância e na sua maldade, escandalizando-os por dar a entender que Jesus estava errado e os príncipes dos sacerdotes, certos. E, assim, aqueles pobres e miseráveis soldados, cometeram o maior crime possível sobre a face da terra!!! E pensei na minha meditação: Já que Judas não quis fazer como São João, menos pior se estivesse dormindo ou, pelo menos, sentado em  sua casa, bocejando o tempo todo!!! Na verdade, de Judas Iscariotes Jesus disse: "Melhor fora que nunca tivesse nascido". Aqui nesta meditação, penso em duas interpretações possíveis: "Melhor fora que Judas tivesse sido um "simples possível" eternamente dormindo no leito do nada." Ou então: "Melhor fora que ele tivesse sido um abortivo (não como S. Paulo diz de si) dormindo eternamente no leito esplêndido do Limpo a gozar de uma felicidade total mas natural."
   E, voltando à foto da semana no "Fratres", foto esta que acabou servindo de "composição de lugar" de minha meditação matinal de hoje, cheguei a seguinte conclusão: aqueles cardeais que dormiam, ou quase, na missa de Sua Santidade o Papa Bento XVI na Alemanha, além de serem desculpados pela idade avançada, foi muito melhor assim! Muito pior fazem aqueles, sejam padres ou bispos,  que  estão bem acordados e de pé ao microfone para elogiar algum inimigo da Igreja, Santa Esposa  de Jesus, e igualmente inimigo  da Santíssima Mãe de Jesus, a sempre Virgem Maria.
   E assim, a foto da semana que a primeira vista parecia estar destinada só a provocar riso, terminou ensejando tão séria meditação com todos os motivos para chorar.
   E o Ramalhete espiritual de minha meditação foram as palavras do  amabilíssimo e adorável Nosso Senhor Jesus Cristo: "Vigiai e orai para não caírdes em tentação" e "Ninguém pode seguir a dois senhores ao mesmo tempo" e ainda "Ide e ensinai a todos os povos a observar tudo o que eu vos mandei".
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário