quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A OBLAÇÃO CONSTANTE DE CRISTO

   A oblação ou o oferecimento de si próprio a Deus sempre existiu na alma de Jesus Cristo e era bastante por si só para remir o mundo inteiro. Bastava uma oração, um ato de amor de Cristo para realizar a nossa Redenção, pois qualquer ato de Cristo, que era Homem-Deus, tinha um valor infinito. E que este oferecimento havia sempre na alma do Salvador, nós o sabemos não só pela perfeição desta mesma alma, senão também pela própria Bíblia que nos apresenta o Filho de Deus, dizendo logo desde a sua entrada neste mundo: "Não quiseste hóstia nem oblação mas formaste-me um corpo; os holocaustos pelo pecado não te agradaram. Então eu disse: Eis-me que venho; no princípio do livro está escrito de mim; para fazer, ó Deus a tua vontade" (Hebreus, X, 5-7).
   Este oferecimento total de si mesmo ao Eterno Pai não só existiu em toda a vida de Cristo, antes e depois de Sua Paixão, como existe eternamente no Céu, onde alma de Cristo continua a gozar, como sempre gozou,  da VISÃO BEATÍFICA. A OBLAÇÃO é uma só, porém eterna, sem interrupção na alma de Cristo, oblação total de si mesmo ao seu Pai Eterno.
   Mas acontece que, embora bastasse esta oblação, num só instante que fosse, para remir toda a Humanidade, Deus Pai, nos decretos insondáveis de sua JUSTIÇA, exigiu que a redenção da Humanidade não fosse realizada sem derramamento de sangue, sem a morte de Jesus. "Sem efusão de sangue não há remissão" ( Hebreus, IX, 22). De modo que o preço do resgate da Humanidade só seria oferecido a Deus, quando à oblação, que era permanente na alma de Cristo, se juntasse um fato que era passageiro, que se daria UMA SÓ VEZ, isto é, quando Cristo derramasse o seu sangue e moresse por amor de nós. No Calvário se juntaram as duas coisas: a oblação de Cristo e a SUA MORTE. Nesta hora se operou a nossa Eterna Redenção, ficamos livres da escravidão do demônio, ficamos com o direito à GRAÇA SOBRENATURAL, o Céu se abriu etc.
   Mas daí não se segue que a oblação cessasse na alma de Cristo. A oblação REDENTORA só foi feita uma vez. Cristo não oferece mais o seu Corpo e o seu Sangue PARA REMIR A HUMANIDADE, porque a Humanidade já foi REMIDA NO SACRIFÍCIO DA CRUZ. Mas daí não podemos comcluir que Cristo não possa mais OFERECER O SEU CORPO E O SEU SANGUE para alcançar certas e determinadas graças para nós. Dai não se conclue que Cristo não possa mais oferecer-se a Deus Pai para adorá-Lo e render-Lhe graças. Sabemos que pela Santa Missa Jesus aplica às almas o Seu Sangue de valor infinito.
   A oblação que Jesus Cristo faz no Santo Sacrifício da Missa não é uma OBLAÇÃO REDENTORA, neste sentido de que a Missa seja celebrada para remir a Humanidade, como não tivesse alcançado ainda a Redenção; a Humanidade já está remida, o preço do resgate já foi pago, o Céu já está aberto, a Humanidade já foi restaurada no plano sobrenatural. Nós comemoramos no Sacrifício da Missa A MORTE DE CRISTO; e não matamos a Cristo outra vez, quando a Missa é celebrada. Mas o Sacrifício da Missa é UMA REPRESENTAÇÃO DO DRAMA do Calvário. em que temos no altar o próprio Corpo e o próprio Sangue que Cristo ofereceu na Cruz. Cristo na Missa faz o Seu OFERECIMENTO, a sua OBLAÇÃO, não já para nos remir, mas para suplicar a Deus muitas graças para nós, que Deus absolutamente não está obrigado a nos conceder e para adorá-Lo e render-Lhe graças em nosso lugar. Assim temos a felicidade de assistir pessoalmente ao Sacrifício da Cruz, pois o Sacrifício da Missa é o mesmo Sacrifício do Calvário, (embora levado a efeito de maneira diversa), pois a Vítima é a mesma, e mesmo é o Sacerdote Cristo que é o PRINCIPAL OFERENTE.  E nós  que assistimos à representação do Sacrifício da Cruz, levamos uma vantagem sobre aqueles que assistiram no Calvário à sua CRUENTA REALIZAÇÃO; é que a Missa é o próprio Sacrifício do Calvário desdobrado num banquete, em que nós podemos participar da própria Vítima oferecida, alimentando-nos do seu próprio Corpo, que nos é dado como nutrição especial para mantermos em nós a vida da graça. Com que amor e fé devemos participar da Santa Missa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário