quarta-feira, 27 de julho de 2011

A SANTA MISSA: Pergunta e Resposta

- A EXPIAÇÃO PELOS NOSSOS PECADOS JÁ FOI OFERECIDA SUFICIENTEMENTE NO SACRIFÍCIO DA CRUZ. ENTÃO EM QUE SENTIDO O SACRIFÍCIO DA MISSA PODE SER CHAMADO PROPICIATÓRIO?
- ISTO PORQUE HÁ NA NOSSA SALVAÇÃO, NA EXPIAÇÃO DOS NOSSOS PECADOS A PARTE DE CRISTO E A NOSSA PARTE
JESUS NA CRUZ FEZ A SUA PARTE; NO ALTAR VEM AJUDAR-NOS A FAZER A NOSSA PARTE.

   Jesus na Cruz ofereceu o resgate que nos reconciliou com o Seu Eterno Pai, abriu para nós o caminho da salvação, tornou Deus propício a nos perdoar. Mas a remissão dos pecados exige também que façamos alguma coisa por nossa vez. Não se trata de Cristo pagar por nós e ficarmos de braços cruzados e mergulhados no pecado, e mesmo assim achar que vamos conseguir o céu. Começa por aí: a remissão dos pecados não é possível, sem o nosso ARREPENDIMENTO. E este arrependimento exige muitas vezes, um sacrifício heróico, porque é preciso uma resolução firme de deixar o pecado, custe o que custar, para que o arrependimento seja verdadeiro. "Deus nos criou sem nós, mas não nos salva sem nós"(S. Agostinho). Por isso cada um de nós tem que fazer de sua parte o seu sacrifício íntimo, para tornar eficaz a nosso respeito o sacrifício de Jesus.Por outro lado este arrependimento só é possível com o auxílio da graça de Deus. "Sem mim nada podeis fazer" (S. João, XV, 5). Uma coisa é certa: todos recebem de Deus a graça suficiente para a salvação. Mas muitos o desperdiçam. Pior: muitos passam por cima de suas consciências, pisam a Sangue de Jesus e terminam ficando com o coração endurecido. É o que nós chamamos na Teologia Ascética e Mística de EMPEDERNIMENTO. O coração fica insensível à graça, como uma pedra, ou melhor ainda, como um granito: frio e duro. A conversão de um pecador empedernido já se pode considerar um grande milagre da graça.
   Estará Deus obrigado a conceder estas graças tão grandes, tão extraordinárias a um pecador que não fez outra coisa, senão desperdiçar as graças Deus, recusando-se sempre a converter-se? Aí entra a súplica infinitamente valiosa de Jesus no Sacrifício do Altar. Pedindo a Deus, mesmo pelos pecadores mais endurecidos, suplicando ao Eterno Pai que abra cada vez mais os tesouros da sua misericórdia para conversão daqueles que se acham  engolfados na podridão do vício, a Igreja Lhe apresenta, o Corpo e o Sangue de Jesus que se levantam aos Céus numa SÚPLICA, para que se distribuam sempre mais entre os homens a graças divinas que tiveram sua fonte no Calvário.
   Jesus na Cruz fez sua parte; na altar vem ajudar-nos a fazer a nossa parte, porque a nossa também só pode ser feita com a graça de Deus; e esta graça, cuja fonte inesgotável é a Sua própria Morte Redentora, Ele está sempre pedindo para nós, mesmo quando a desprezamos e nos tornamos indignos de recebê-la.
   Portanto, um dos fins do Santo Sacrifício da Missa é satisfazer pelos nossos  pecados. Como Deus é bom! Ele é o ofendido, e  Ele mesmo quer apagar os nossos pecados. A Santa Missa participada com toda fé e devoção, segundo a opinião mais comum dos teólogos e santos que falaram sobre o assunto, apaga imediatamente todos os pecados veniais. Dentre muitos vou citar só Santo Agostinho: "Se alguém ouvir devotamente a Missa, não cairá em pecado mortal, e os pecados veniais lhe serão perdoados'. O Santo Sacrifício da Missa, é claro, não apaga imediatamente e por si mesmo os nossos pecados mortais, mas alcança-nos boas inspirações, bons movimentos  e graças atuais para nos arrependermos, seja durante a Missa, seja em outra ocasião. E assim o pecador arrependido vai procurar a confissão ou fará um ato de contrição perfeita com o desejo de se confessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário