sexta-feira, 15 de julho de 2011

A PAIXÃO DE JESUS CRISTO - II -

DE QUE MODO SANTIFICOU JESUS A IGREJA PELA SUA OBLAÇÃO?

   1º - DESTRUIU O PECADO E RESTITUIU-NOS A GRAÇA.
   Jesus Cristo representava toda a humanidade. É o novo Adão. Uniu-se a uma raça pecadora, embora o pecado O não tenha atingido pessoalmente: "absque peccato" (=sem pecado), mas "Toma sobre Si os pecados de todos os homens": "O Senhor colocou sobre ele a iniquidade de todos nós". (Isaías, LIII, 6). Representa-nos a todos, e, por isso mesmo, satisfaz por todos nós. Jesus Cristo tornou-se, por amor, solidário dos nossos pecados; nós, pela graça,  tornamo-nos solidários das suas satisfações.
   2º - MERECEU PARA SUA IGREJA TODAS AS GRAÇAS DE QUE ELA NECESSITAVA PARA FORMAR A SOCIEDADE QUE ELE QUER "SEM MANCHA NEM RUGA, MAS SANTA E IMACULADA.
   E o valor destes merecimentos é infinito, porque Ele é um Deus. Jesus Cristo mereceu, portanto, para nós, todas as graças e todas as luzes: "Transportou-nos das trevas à luz" (Col., I, 12 e 13). Ele é a causa de nossa santidade e salvação. A virtude dos sacramentos vem da Cruz; eles só têm eficácia em continuidade com a Sagrada Paixão de Jesus Cristo. E assim em Jesus Cristo possuímos tudo; nada nEle falta do que precisamos para a nossa santificação: "E há nEle copiosa redenção" (Salmo CXXIX, 7). O seu sacrifício oferecido por todos, deu-Lhe direito de nos comunicar tudo quanto mereceu.  
   "Quando for levantado na cruz, será tão grnde o meu poder, que atrairei a mim todos aqueles que em mim tiverem fé".
  Quando fitamos o Crucifixo, pensemos nesta promessa infalível do nosso Pontífice Supremo; ela é a fonte da mais absoluta confiança. "Se morreu por nós, sendo como éramos seus inimigos, que graça de perdão, de santificação, poderá recusar-nos agora que detestamos o pecado, que procuramos desapegar-nos das criaturas e de nós mesmos para só a Ele agradar?
   Pai, atraí-me para o filho! - Jesus Cristo - Filho de Deus - atraí-me para Vós 

Nenhum comentário:

Postar um comentário